Prefeitura atende ocorrências relacionadas às chuvas intensas neste sábado, 11

Agência Aracaju de Notícias
11/06/2022 18h38

Durante todo este sábado, 11, cerca de de 150 profissionais da Prefeitura de Aracaju atuaram para minimizar os transtornos causados pelas chuvas, de quase 100 mm, que caíram sobre a capital até o início desta noite. A incidência maior foi no início da manhã, na zona Norte, em especial, nos bairros Porto Dantas e Coqueiral, locais onde duas ocorrências foram registradas, ambas relacionadas a alagamentos de casas. Toda assistência foi prestada prontamente à população, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil Municipal, da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e da Secretaria Municipal da Assistência Social.

Assim que notificada, a administração municipal enviou equipes aos locais, a fim de evitar problemas graves. “As chuvas se concentraram nestes dois locais, que logo receberam o apoio da Prefeitura. Cerca de 150 homens e mulheres da Defesa Civil, Emurb, Emsurb, SMTT e Assistência Social trabalharam de forma cooperada. Nas duas ocorrências, apenas danos materiais foram registrados”, explicou o secretário da Defesa Social e da Cidadania e coordenador da Defesa Civil de Aracaju, tenente-coronel Silvio Prado.

A Assistência Social acompanhou todo o processo, com o intuito de identificar as situações de riscos e fazer os encaminhamentos necessários. No Coqueiral, situado no bairro Porto Dantas, 25 famílias foram cadastradas e beneficiadas com a concessão eventual de kits contendo um colchão de casal, um colchão de solteiro, uma manta e uma cesta básica. Outras famílias que tenham sido prejudicadas pelas fortes chuvas deste sábado devem buscar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Maria José Menezes, situado no mesmo local, na próxima segunda-feira, 13, onde as situações serão avaliadas pelas equipes da Assistência Social.
 
Já a Emurb, esteve presente ainda nas avenidas Dulce Diniz e Josino José de Almeida, no bairro Luzia e conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia, respectivamente, realizando o serviço de desobstrução de drenagem. Agentes da SMTT, por sua vez, foram deslocadas para monitorar o trânsito nas avenidas Gentil Tavares, Airton Teles, Francisco Porto e Ministro Geraldo Barreto Sobral.  

Previsão

O alerta de 24h de chuvas, emitido pela Defesa Civil, segue até a manhã deste domingo, 12, com previsão de apenas 20mm.

A Defesa Civil pode ser acionada através do serviço emergencial 199, disponível 24h, caso situações de anormalidade sejam identificadas. Os agentes estarão de prontidão para realizar a devida avaliação de risco, com a adoção das providências necessárias, e para orientar a população.