Projeto Defesa Civil nas Escolas promove educação para a resiliência no bairro Santa Maria

Defesa Civil
13/06/2022 20h00

Na tarde desta terça-feira, 13, a Defesa Civil de Aracaju, que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), deu início ao projeto Defesa Civil nas Escolas, em parceria da Secretaria Municipal da Educação (Semed). A iniciativa integra Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, como parte do projeto Aracaju Resiliente.

A primeira apresentação aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Laonte Gama da Silva, localizada no bairro Santa Maria. Na ocasião, foram exibidos vídeos educativos, voltados aos alunos do 7º ano, com interação sobre as temáticas propostas.

O conteúdo apresenta conceitos de resiliência, o papel da Defesa Civil e explica como a população pode ajudar a cidade e prevenir riscos. O principal objetivo é promover a educação para resiliência junto à comunidade escolar e contribuir para que os alunos se tornem cidadãos mais conscientes do meio em que vivem.

De acordo com o secretário da Defesa Social e Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, o projeto promove conhecimento em torno dos riscos aos quais os alunos possam estar expostos nas suas comunidades e, assim, contribui para que possam agir, principalmente, de forma preventiva.

"Estamos iniciando por uma escola no bairro Santa Maria, onde compartilhamos conhecimentos sobre o que é Defesa Civil, o que é risco, e como prevenir os desastres naturais e tecnológicos. O objetivo é que os alunos se tornem cidadãos conscientes, saibam identificar o risco que está dentro de sua comunidade, se prevenir, acionando a Defesa Civil sempre que preciso, e fazer com que esses desastres não sejam potencializados pela ação humana", pontua o secretário.

Para o coordenador geral da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, a expectativa é de que os alunos que participem dessa aula saiam com a consciência do que é a Defesa Civil, das medidas de prevenção e pilares do órgão. "Esperamos que eles aprendam como acionar a Defesa Civil, o que é uma área de risco, o que pode e o que não pode fazer para evitar a geração de riscos na comunidade em que eles residem", frisa.

A estudante Cassia Ellen dos Santos, 12 anos, observou com atenção, através do conteúdo lúdico, os impactos provocados pelo homem e assimilou formas de prevenir transtornos.

"Tem gente que reclama dizendo que o esgoto está entupido, mas eles mesmos se prejudicam quando não jogam lixo no lugar certo", considera Cassia.

Gleisyane Lira, 12 anos, também destacou o que aprendeu sobre o descarte do lixo. "Achei interessante o vídeo sobre o lixo. Entendi que não pode colocar lixo em lugar que não pode, para não prejudicar a nós mesmos. Com os vídeos a gente aprende mais sobre o que podemos fazer para que tenhamos um mundo e meio ambiente melhores", conta.

Para o coordenador pedagógico do EMEF Laonte Gama da Silva, Jorge Douglas Vieira, o projeto pode ajudar no desenvolvimento cidadão dos alunos. "Acredito que esse projeto, somado às aulas e aos projetos desenvolvidos dentro da nossa escola, vão alicerçar a reconstrução dessa cidadania tão esquecida em alguns momentos, por isso, quando nós recebemos a proposta, abraçamos já em primeira mão porque é muito relevante nesse contexto atual", ressalta o educador.