Perimetral Oeste: Prefeitura inicia processo de diálogo para indenização e realocação de moradores

Agência Aracaju de Notícias
14/06/2022 19h13

Com a proximidade do início das obras da avenida Perimetral Oeste, que abrirá um nova via na zona Oeste da capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semfas) e da empresa Diagonal Social, realizou, na tarde desta terça-feira, 14, uma reunião de entrada do Programa de Requalificação Urbana da Região Oeste de Aracaju. O encontro contou com a participação de representantes de 90 famílias que serão reassentadas ou indenizadas em virtude da nova via que passará pelo local onde elas vivem, atualmente, e apresentou a empresa que vai trabalhar com as questões técnico-social da obra.

Fruto de um investimento de R$ 100 milhões, a partir do convênio com o Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), a Perimetral Oeste ligará Aracaju, por meio do bairro Bugio, ao município de Nossa Senhora do Socorro, uma construção que vai trazer desenvolvimento, mobilidade urbana e qualidade de vida para os bairros que serão ligados por ela. Assim, a reunião serviu para definir os detalhes sobre a retirada das pessoas que moram na localidade onde acontecerá a primeira etapa da obra, bem como foi ocasião para apresentar o escritório local da Diagonal Social, empresa responsável pelo trabalho técnico-social da obra, e também para esclarecimento de dúvidas dos moradores.

A secretária municipal da Assistência Social, Simone Passos, explica que a reunião é mais um dos processos realizados pela Prefeitura para que todos os moradores que serão atingidos pelas obras possam receber atendimento necessário para garantir o direito a uma moradia digna ou de uma indenização justa pela retirada do imóvel do local onde passará a nova via da cidade.

“Agora, estamos em uma nova etapa, mas já tivemos a de identificação das famílias que serão atingidas com a construção da Perimetral, tivemos as audiências públicas que debateram o assunto entre esses moradores e chegamos à etapa de negociações, tanto para as indenizações como para a realocação de famílias que moram em imóveis alugados. Vamos começar as tratativas com essas famílias, vamos ouvi-las e tratar as demandas para poder dar início à retirada e, dessa maneira, poder dar início à obra, sem deixar de garantir uma moradia digna para essas pessoas”, frisa Simone.

De acordo com a assistente social, Ayara Vanderlei, que faz parte da equipe que coordena os trabalhos técnico-social da Diagonal Social, na obra, a empresa vai trabalhar em Aracaju ao longo de todos os meses que estiverem ocorrendo a construção da avenida, prestando assistência à população e, para esta primeira etapa, o objetivo da reunião foi apresentar o novo local de referência para atendimento à essas pessoas que já estão sendo assistidas pela empresa no processo pré-obra e explicar o trabalho da equipe, no decorrer da construção.

“Além de apresentar o escritório local como ponto de referência, damos o pontapé inicial, após uma série de discussões, de processos de cadastramento. Com essa reunião, as pessoas saem com agendamento marcado para as negociações, para as reuniões individuais, onde elas vão entender se passarão pelo processo de reassentamento ou de indenização. A partir da segunda-feira, dia 20, já teremos reuniões individuais marcadas com os moradores e com o plantão social, o sistema de reclamações e queixas" explica Ayara.

Moradora do bairro Soledade Jaqueline Panta é representante de uma das 90 famílias que serão retiradas do local. Ela participou de todas as reuniões que foram realizadas com os moradores daquela localidade, até o momento, e ressalta a importância do acolhimento recebido pela Prefeitura e a sensação de segurança,  por saber que será realocada de maneira justa.

“Eu já havia participado de outras reuniões e já estou ciente do que vai acontecer, que serei reassentada. Eu faço questão de participar dessas reuniões e fazer perguntas, para tirar minhas dúvidas e está tudo sendo bem esclarecido para a gente. Eu acabo passando para os meus vizinhos o que acontece nas reuniões, quando eles não podem participar. Estou ciente de que, atualmente, vivo em uma moradia irregular, mas me contenta saber que estou sendo amparada pela Prefeitura, por isso consigo dormir melhor sabendo que vou pra outra casa”, pontua Jaqueline.

Outra moradora do Soledade, Dayanne Santos relata aquilo já dito por Jaqueline. "A assistência que recebi por parte da administração municipal, com a realização de reuniões e o esclarecimento de todas as dúvidas fez com que não se sentisse abandonada, com a realização da obra e a consequente retirada dos moradores do local. É a primeira vez que participo da reunião, das outras eu não pude comparecer, mas soube de tudo que aconteceu através dos meus vizinhos. Nesta, eu fiz questão de participar e tirar minhas dúvidas. Pra mim, tudo que ouvi aqui foi muito importante, agora, estou ciente de todo o processo e me sinto feliz porque vejo que não estou sendo abandonada, me sinto assegurada de que saio daqui, mas que vou morar em outro local. Era isso que eu esperava e realmente me sinto feliz com isso”, ressalta.

O escritório local da Diagonal Social, que atenderá os moradores atingidos pelas obras da avenida Perimetral Oeste, funcionará a partir da próxima segunda-feira, 20, no Instituto e Creche Menino Jesus, localizado próximo à avenida Santa Gleide, no bairro São Carlos em Aracaju.