Prefeitura sensibiliza população para o enfrentamento ao trabalho infantil em shopping e orla de Aracaju

Assistência Social e Cidadania
14/06/2022 22h25

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência, tem intensificado as ações de conscientização e combate ao trabalho infantil. Entre as ações, as equipes realizam abordagens sociais em espaços de grande circulação de bens, pessoas e mercadorias, com o objetivo de alcançar, não somente a população em si, mas os comerciantes dos estabelecimentos visitados.

Durante esta terça-feira, 14, as equipes realizaram sensibilização na Orla de Atalaia, bem como em um shopping da cidade. As ações integram a campanha “Proteger a Infância é Transformar o Futuro”, lançada em dezembro do ano passado. 

A iniciativa vem sendo promovida pela Gerência da Média Complexidade, do âmbito da Proteção Social Especial (PSE), setor vinculado à Diretoria de Políticas da Assistência Social de Aracaju (DPAS), em conjunto o Serviço Especializado em Abordagem Social e os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas).

A gerente da Média Complexidade da Assistência Social de Aracaju, Vanessa Barreto, destaca que o shopping possui um público diversificado acessando os estabelecimentos comerciais, o que facilita a divulgação da campanha para a um maior número de pessoas.  

"Nós levamos a nossa campanha que foi projetada com toda informação referente aos nossos serviços ofertados. Dialogamos com o comercial, o marketing, também a parceria instituída com o Instituto José Carlos Paes Mendonça, e nessa perspectiva, eles autorizaram uma intervenção em um arraiá construído durante esse período junino, onde há uma grande circulação de pessoas. Fizemos essa sensibilização apresentando o formato da nossa campanha, as formas de enfrentamento ao trabalho infantil e tudo que engloba essa nossa atuação nesse aspecto de enfrentamento a esse tipo de violência", destaca Vanessa.

De acordo com a coordenadora de Projetos Sociais do setor de Assistência às Famílias em situação de Vulnerabilidade Social do Instituto José Carlos Paes Mendonça, Débora Guerra, essa é uma parceria antiga que surgiu com o objetivo de fazer encaminhamentos dos casos identificados junto a rede de proteção para a garantia de direitos a essas crianças e adolescentes. 

“A população precisa entender que essas crianças e adolescentes estão deixando de viver o que elas precisam viver, elas estão fora da escola ou estão matriculadas e não comparecem. É importante ter essa conscientização, principalmente, nessa conexão entre prefeitura e empreendimento, que não é um trabalho solitário, mas para dignidade da criança e do adolescente, a quem está sendo negado todos os seus direitos. Uma população conscientizada ajuda a conscientizar as famílias que tem essa vivência”, afirma Débora.  

Para o motorista aposentado José Barreto Neto, a ação é necessária para a conscientização das pessoas no combate ao trabalho infantil. “A Assistência Social existe para isso e é bom porque criança não pode trabalhar. Criança tem que brincar, tem que ir à escola, para estudar e ter um futuro melhor pela frente. Trabalho infantil é uma violação de direitos. A população precisa ter consciência que a criança precisa estar é na sala de aula”, enfatiza.

Já a professora aposentada Solange Almeida afirma que, mesmo em uma situação de vulnerabilidade social, as famílias não podem colocar na criança e no adolescente o peso da responsabilidade para o sustento da casa. “Criança, pra mim, tem que ser tratada como criança. Tem que brincar, não pode ser levado a sério o trabalho de uma criança. Agora tem famílias que estão em situação de vulnerabilidade, que as vezes colocam a criança como um meio de ganhar dinheiro, em um tipo de exploração. Eu sou contra. Criança tem é que estudar, sou a favor do estudo”, afirma. 

Sensibilização na Orla de Atalaia

Durante a tarde, as equipes da Proteção Social Especial da Assistência Social de Aracaju estiveram na Orla de Atalaia para a sensibilização de proprietários e funcionários de hotéis e pousadas. 

A assistente social do Núcleo Técnico da Assistência Social de Aracaju, Carla Vanessa Dória, atua com os processos de notificação de violências e destaca que a principal problemática a ser combatida na região da Orla, é a exploração sexual de crianças e adolescentes. 

"Visitamos todos os hotéis e pousadas da Orla de Atalaia. Essa visita faz parte do calendário de atividades da campanha "Proteger a Infância é Transformar o Futuro", onde buscamos sensibilizar a rede hoteleira do município em relação ao trabalho infantil, focando no combate ao abuso e à exploração sexual porque a gente sabe que, infelizmente, dentro dessa parte turística, a exploração ocorre. Tivemos uma ótima receptividade da rede hoteleira de Aracaju, aderindo à campanha, recebendo o material informativo, recebendo os cartazes para também fazer parte dessa nossa proposta, que é defender a criança e o adolescente", pontua Carla.