Saúde de Aracaju reforça atenção ao uso de máscaras durante os festejos juninos

Saúde
15/06/2022 14h38

Desde março de 2022, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), seguindo orientação do Comitê de Operações Emergenciais (COE) e da resolução estadual, flexibilizou o uso de máscaras faciais em locais abertos e fechados, em virtude da diminuição do número de casos confirmados e do avanço da vacinação contra covid-19 na capital, que já completou 92% da população com a primeira dose e 85,12% de vacinados com a segunda dose.

Entretanto, de acordo com a médica infectologista da SMS, Fabrizia Tavares, diante da possibilidade de aglomeração dos festejos juninos, a população precisa continuar atenta às recomendações, sobretudo em relação ao uso desse equipamento de proteção, classificado pela Organização Mundial de Saúde como uma ferramenta essencial no combate à proliferação da covid-19, já que a pandemia ainda não acabou, embora tenha apresentado redução significativa no número de novas notificações.

“O uso de máscara passou a ser facultativo em todo o território municipal, no entanto, fica recomendada a sua utilização em ambientes fechados e com grande fluxo de pessoas. É importante que a população entenda que a aprovação do projeto de lei que tira a obrigatoriedade do uso de máscara não exclui o cuidado individual de cada cidadão. Observando que a pandemia ainda não acabou, e que o vírus continua circulando no município”, explica Fabrízia.

Outras recomendações

Segundo a infectologista, aquelas pessoas que se sentem mais seguras com a utilização da máscara devem manter o uso. Outro ponto importante é entender que as pessoas que apresentam sintomas gripais, dor de cabeça, febre, congestão nasal, espirro, tosse e dor de garganta, podem estar contaminadas e transmitir doenças. 

“Por isso, orientamos que mantenham o uso da máscara desde o início dos sintomas até 10 dias consecutivos, que façam a testagem e se isolem, assim como seus contactantes, ou seja, as pessoas que convivem com os sintomáticos, também devem ser testados. Pessoas não vacinadas contra a covid-19, ou que ainda não completaram seu esquema vacinal também, são recomendadas com o uso da máscara. Essas são as orientações que fazemos de forma educativa”, enfatiza a infectologista.