Prefeitura orienta população sobre os cuidados de queimadura com fogos de artifício

Saúde
15/06/2022 12h49

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), alerta sobre os cuidados ao fazer uso dos fogos de artifício, sobretudo no período junino. Mesmo sendo uma manifestação tradicional, é, também, perigosa e envolve muito risco. Por isso, é necessário o máximo de cuidado e atenção.

É de responsabilidade do Corpo de Bombeiros a fiscalização e a liberação para comercialização de fogos de artifício. No entanto, em Aracaju, a Defesa Civil, apesar de só atuar diretamente em casos de desastres, também trabalha como uma parceira para tentar evitar que situações inesperadas ocorram e possam causar prejuízos, não somente materiais, mas, principalmente, com relação à vida das pessoas. 

De acordo com a dermatologista do Centro de Especialidades Médicas (Cemar), Mariamália Newton Andrade, apesar dos cuidados, acidentes às vezes, são inevitáveis. Quando eles ocorrem é importante manter a calma e não passar nada no local atingido sem orientação médica.

“No primeiro momento, deve-se observar o tipo de lesão na pele, se for uma queimadura de primeiro grau, que é quando a pele só fica avermelhada, o que a gente orienta é lavar com água corrente, água da torneira mesmo, para tentar baixar a temperatura da pele, além de evitar colocar qualquer coisa em cima, como pomadas, manteiga, óleo, água sanitária, creme dental. Teoricamente, uma queimadura de primeiro grau, que é leve, não precisa nem ir para o hospital", explica Mariamália.

Segundo a médica, já na queimadura de segundo grau, formam-se bolhas e, quando isso acontece, a orientação é lavar com água corrente, tomar algum analgésico e, em hipótese alguma, furar as bolhas. Dependendo da quantidade de bolhas e da localização, o melhor é ir para o hospital.

“Nos casos mais graves, como em uma explosão com fogos, a orientação é procurar imediatamente um hospital. Quando há perda de tecido, a orientação é lavar com água corrente, não colocar nada em cima e o máximo que você pode fazer é colocar um pano limpo em cima e ir até o hospital", enfatiza a médica. 

A dermatologista esclarece ainda o porquê de não se colocar produtos nas queimaduras sem orientação médica. "Você já esta com uma queimadura, a pele já está lesionada. Então,se colocar algo errado só vai prejudicar, ou seja, pode acontecer uma infecção secundária, ocasionar uma dermatite de contato e retardar a cicatrização”, aponta. 

Serviço de atendimento a queimados

Os hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva estarão funcionando normalmente no período junino para queimaduras leves.

Casos graves são atendidos na Unidade de Tratamento de Queimaduras (UTQ) do Hospital Governador João Alves Filho - HUSE, que é a referência desse serviço no Estado de Sergipe, e a única especializada para prestar o atendimento grave ao paciente queimado no Estado, com profissionais de referências em diversas especialidades.