Com alerta em vigor, Defesa Civil mantém atenção à possibilidade de chuva moderada na capital

Defesa Civil
15/06/2022 17h29

Segue em vigor, até a quinta-feira, 16, o alerta de chuva moderada, encaminhado na última terça-feira (14), através do serviço SMS 40199. A Defesa Civil, vinculada à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), atua preventivamente, com monitoramento das áreas de risco, e mantém equipes de prontidão para o atendimento à população.

Até o momento, não houve registro de ocorrências, através do número emergencial 199, e o acumulado, em 24h, soma 23 milímetros de chuva. Já em relação à velocidade dos ventos, foram registradas rajadas de até 50km/h, na capital.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, frisa que, diante de ventos fortes, as pessoas não devem se abrigar embaixo de árvores, painéis publicitários ou qualquer estrutura que apresente vulnerabilidade ao fenômeno natural. "Também indicamos que a população mantenha atenção às coberturas de fibrocimento, comuns em garagens, e outras que possuam peso próprio baixo, pois podem ser deslocadas pela força do vento", pontua.

Para a possibilidade de precipitações, há constante monitoramento, com especial atenção aos moradores de áreas de risco, e reforço de ações preventivas.

"Para as pessoas que moram em áreas de risco relacionado a deslizamento de terra é importante estar atento aos sinais que são, normalmente, árvores e postes inclinados e água em excesso saindo dessas encostas. Observadas essas situações, a Defesa Civil deve acionada imediatamente", explica o coordenador.

Na primeira quinzena de junho, as precipitações já somam o acumulado de 262 milímetros, com maior concentração na zona Norte de Aracaju. Esse volume ultrapassa a média histórica para todo o mês, que é de 200 milímetros.

"As equipes da Prefeitura de Aracaju atuam de forma integrada para otimizar ações que possam reduzir eventuais transtornos e riscos à população, atuando preventivamente e com rápida resposta, sempre que necessário", conclui Rabelo.

O número emergencial da Defesa Civil, 199, está disponível 24h para atendimento às demandas da população. Além disso, para receber os alertas emitidos pelo órgão, é possível se cadastrar no serviço de alerta por SMS 40199. Para realizar o cadastro e receber as mensagens é preciso enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.