Com Educaju, equipe docente já vê melhora no rendimento dos alunos da rede

Educação
20/06/2022 15h12

O ano letivo de 2022 da rede municipal de ensino de Aracaju está contando com uma novidade: os cadernos do Programa Municipal de Fortalecimento da Alfabetização (Educaju), implementado pela Secretaria Municipal da Educação (Semed). Com a implantação e uso do material didático, professores e coordenadores pedagógicos já percebem evolução no processo de aprendizagem dos estudantes do 1° ao 5° ano.

No bairro Mosqueiro, todos os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Carlos Teixeira usam diariamente os cadernos de Língua Portuguesa e Matemática. De acordo com a coordenadora pedagógica da unidade, Patrícia Teles, o rendimento dos estudantes tem melhorado desde a chegada do Educaju.

“Os professores usam o material diariamente e nossas crianças estão avançando, estamos vendo os resultados. Estou sempre acompanhando os professores, verificando como os alunos estão progredindo e as notícias sempre são ótimas. Inclusive, na fluência em leitura, que até os que ainda não sabiam ler, já estão dando os primeiros passos. Acredito que até o final do ano, conseguiremos resultados excelentes”, aponta Patrícia.

Na turma de segundo ano da Emef, a professora Anabelle Lesley Santana conta que o material tem sido responsável pelo avanço dos alunos. 

“Quando começamos o ano, as crianças estavam com muita dificuldade de seguir o livro didático, pois o livro, com conteúdo do segundo ano, não estava no mesmo nível que os alunos. Então, os livros do Educaju vieram para auxiliar, pois voltou ao básico e conseguimos trabalhar e evoluir o nível dos alunos. Eles gostaram muito do material, conseguem executar sozinhos as atividades, ajudando no desenvolvimento deles”, conta Anabelle.

Com a turma de terceiro não é diferente. A professora Maria Acácia Dias destaca que os estudantes já possuem uma relação afetuosa com os cadernos do Educaju. “Eles gostam bastante, deram até um nome para o caderno de Língua Portuguesa, chamam de ‘alfabixo’, por causa dos desenhos. Eles melhoraram muito na leitura, na matemática e na interpretação de texto, pois os textos são adequados ao nível de aprendizados deles. Com este subsídio, muitos que ainda não sabiam ler, aprenderam”, revela.

Educaju

Educaju é um programa complementar, implementado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Semed, que visa potencializar o aprendizado das crianças do 1º ao 5º ano, buscando minimizar os prejuízos causados pela suspensão de aulas presenciais, por conta da pandemia.