Com alerta de chuva em vigor, Prefeitura de Aracaju mantém equipes em atenção

Defesa Civil
20/06/2022 16h42

Após final de semana com tempo nublado, a Prefeitura de Aracaju mantém suas equipes em atenção à possibilidade de chuva moderada, na capital, conforme alerta emitido no final da tarde do domingo (19). Equipes da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), intensificam o monitoramento, especialmente, em áreas de risco.

A previsão de chuva, confirmada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), de acordo com o secretário da Defesa Social, tenente-coronel Silvio Prado, deixa os órgãos que integram o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju em atenção, com equipes de sobreaviso para as demandas que possam surgir.

"O monitoramento ocorre de maneira sistemática, assim como as ações preventivas. As nossas equipes permanecem de prontidão para atender à população, em caso de emergência, e para reduzir possíveis transtornos", considera o secretário. 

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, as chuvas previstas para o início da semana ocorreram de maneira bem distribuída. "Tivemos um acumulado de chuva de 35,7 milímetros, desde a emissão do alerta até às 12h de hoje, bem distribuídas nas diversas regiões da cidade e ao longo do tempo", indica.

Já nas últimas 24h, o monitor de chuva da capital indica o acumulado de 40 milímetros. Até o momento, foram registradas três ocorrências, através do número emergencial 199, da Defesa Civil, sendo duas para avaliação de risco estrutural e uma para risco de queda de árvore, não havendo situações de maior gravidade.

Com a expectativa de continuidade das precipitações, na capital, o órgão reforça alerta a população para que redobre o estado de observação, especialmente nas áreas de risco. "É importante ficar atento aos sinais de anormalidade ocasionados pelas chuvas, para acionar a Defesa Civil o mais rápido possível, de maneira que as nossas equipes possam realizar a devida avaliação e adotar as providências necessárias", frisa Rabelo.

Os cidadãos devem estar atentos à inclinação de árvores e postes, especialmente em regiões de encostas, assim como devem observar o aparecimento de rachaduras ou afundamento de solo, nas residências. A Defesa Civil deve ser acionada imediatamente, pelo número 199, caso alguma situação de possível risco seja identificada. O serviço funciona 24h.

Serviço de alerta

Para realizar o cadastro e receber as mensagens da Defesa Civil, diretamente no celular, é preciso enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.