Forró Caju 2022: Circuito Folclórico chega ao fim após quatro dias de atividades culturais

Agência Aracaju de Notícias
23/06/2022 18h03

Na tarde desta quinta-feira, 23, chegou ao fim a primeira edição do Circuito Folclórico Junino. Realizado pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), o projeto, que teve início na segunda-feira, 20, contou com diversas atrações culturais, comidas típicas e muito forró pé de serra ao longo dos quatro dias de atividades, integrando a programação do Forró Caju 2022.

Para as pessoas que circulavam entre as praças Fausto Cardoso e General Valadão, no Centro, o som da zabumba, do triângulo e da sanfona foi a trilha sonora da tarde.

“É interessante porque o pessoal que está no comércio aproveita. Os comerciários e a gente que vai fazer compras acaba chegando em casa um pouquinho mais tarde porque fica aproveitando. É a nossa cultura, né?”, conta Magna Santos.

Depois de dois anos sem eventos presenciais devido à pandemia da covid-19, o retorno das festividades juninas e das manifestações tradicionais são um alento para a população. 

“Eu acho que é muito importante a gente manter essa tradição. As pessoas estão passando por uma situação muito triste, a gente vem de uma pandemia. Então, nada mais justo do que a gente poder dar à população uma espécie de agrado que é o divertimento”, diz Aduilson de Andrade.

“Eu acho melhor aqui. A gente já é de idade, né? E, agora, com essa pandemia a gente não pode descuidar”, conta Maria da Conceição.

Em paralelo ao Circuito Junino, aconteceu também, na praça General Valadão, o São João na Praça, um projeto realizado pela Prefeitura em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE). 

Para Rayane Karoline, projetos como esse enriquecem a programação cultural da capital.

"É bom porque atrai o público e eu acho que a dinâmica da música fortalece a nossa cultura Sergipana e, ocasionalmente, também a nordestina”, diz.

Já Aduilson vê na parceria uma forma de atrair turistas e gerar renda para a população.

“Tem que continuar, é uma tradição. É bom para o turismo. Eu estava ali em um restaurante e tinha algumas pessoas da cidade de Curitiba e todo mundo estava gostando, todo mundo estava achando bom. É uma situação que atrai o turista e o turista traz o quê? Recurso, emprego”, afirma.