Forró Caju 2022: planejamento, tecnologia e capacitação da GMA marcam segurança do evento

Guarda Municipal
23/06/2022 22h55

A Prefeitura de Aracaju implementou um grande esquema de segurança para o Forró Caju 2022. Organizado pela Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e operacionalizado pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA), o planejamento prevê o emprego diário de 300 guardiões distribuídos no perímetro interno do evento. O efetivo está disposto em pontos fixos estratégicos e em patrulhas itinerantes que percorrem todo o espaço da arena do forró.

Aliado a isso, a segurança conta com 160 agentes de segurança privada responsáveis pela revista pessoal e detecção de objetos perfurocortantes, numa ação supervisionada por equipes da GMA.

“Depois de dois anos de pandemia, a Prefeitura de Aracaju não mediu esforços para que a capital recebesse mais uma edição do maior festejo junino do nosso estado. Desta forma, foram meses de planejamento nas mais diversas áreas, inclusive na segurança. Capacitamos e treinamos nossos guardiões, investimos em equipamentos e em tecnologia com o intuito de fazer deste o Forró Caju um evento da segurança e da alegria para sergipanos e turistas que visitam nossa cidade”, informa o diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça.

Um grande investimento em tecnologia foi realizado, garantindo a instalação de 46 câmeras de videomonitoramento espalhadas nas mais diversas áreas da festa. Destas, seis contam com um sistema de identificação facial que poderá auxiliar na detecção de pessoas que se envolvam em confusões ou crimes no espaço do evento.

“Reservamos dois espaços para o monitoramento das imagens. O primeiro deles é nossa unidade móvel que está alocada dentro da arena do forró. Nele, nossos guardiões visualizam as imagens de 40 câmeras de alta resolução, repassando informações sobre situações suspeitas diretamente às patrulhas. Já no segundo espaço, localizado dentro de nosso comando geral, dois monitores estão reservados às câmeras de reconhecimento facial alocadas nos três portões de acesso à festa”, completa Mendonça.

Todos os grupamentos da Guarda Municipal estão envolvidos diretamente no evento, além do reforço da segurança dos terminais de integração, com ênfase para os terminais da rodoviária velha e o recém-inaugurado terminal do mercado.

O Forró Caju conta, também, com uma delegacia especialmente montada para receber ocorrências trazidas pelos guardas municipais e por policiais militares, responsáveis pelo policiamento ostensivo da área externa do evento e adjacências.