Forró Caju 2022: tradição marca volta dos festejos no palco Gerson Filho

Cultura
23/06/2022 23h00

Após dois anos de isolamento social, o retorno presencial do Forró Caju, um dos maiores eventos do ciclo junino do país, é marcado por muito forró e tradição. No palco Gerson Filho, trios pé de serra inundaram com o som da zabumba e do triângulo, fazendo o público presente tirar o pé do chão.

Realizado pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), o Forró Caju 2022 conta com mais de 60 atrações nacionais e locais, que se apresentarão em seis dias, em dois palcos simultâneos: o Gerson Filho e o Luiz Gonzaga. 

No palco Gerson Filho, o Escurinho Zabumbada abriu a noite, colocando o público presente para dançar o autêntico forró nordestino. Em 2021 o artista debutou seu projeto solo no Forró Caju em Casa, mas essa é a primeira vez que ele se apresenta na festa com a presença do público.

“Voltar aos palcos depois de dois anos de pandemia é uma felicidade muito grande, ainda mais com o meu projeto solo. Sou velho de Forró Caju. Já toquei várias edições com Erivaldo de Carira, com Mestrinho, na época do Trio Juriti, e, voltar, hoje, com o meu projeto solo é mais gratificante ainda. Estou muito feliz e muito grato à Prefeitura de Aracaju", ressalta o artista.

E quando se fala em festa junina, não pode faltar quadrilha. A Quadrilha Século XX foi a segunda atração a se apresentar, enchendo os olhos de turistas e aracajuanos com seus trajes brilhantes e muito xaxado, baião e xote no pé. 

De Salvador-BA, a turista Giovanna Vanessa já participa do Forró Caju há alguns anos e disse escolher a festa pela representatividade da cultura nordestina que ela proporciona.

“Já tenho o hábito de vir a Aracaju, nesta época do ano, para poder fazer parte desta festa tão bonita. Sergipe é realmente o país do forró e é sempre muito bom poder viver e reviver esta festa que é, de fato, a representação da nossa querida cultura nordestina", afirma Giovana.

E por falar em representatividade, o Trio Ceará deu um verdadeiro show e representou a música nordestina com maestria. Com quase 60 anos de carreira, Seu Ceará disse ser veterano na festa, participando desde as primeiras edições.

“Tenho muita lembrança boa do Forró Caju e cada ano que passa é uma felicidade muito grande poder voltar a esse palco. Fico muito contente por ver o pessoal dançando o forró da gente”, aponta Seu Ceará.

Quem também se apresentou foi Dudu Moral e, o encerramento da noite, ficou por conta dos veteranos Forró Maturi e Luiz Paulo.

Lukinhas Nascimento, do Forró Maturi, disse que é um prazer fazer parte do Forró Caju e revelou que, neste ano, a banda completa dez anos de Forró Caju.

“O primeiro grande palco que a banda tocou foi no Forró Caju, há exatamente dez anos. Lembro como se fosse hoje. É uma satisfação imensa fazer parte de um evento que é, sem dúvida, um dos maiores eventos do nosso estado. O Forró Caju tem um gostinho especial”, disse. 

Já Luiz Paulo, que canta no Forró Caju desde o início da festa, disse que é sempre uma satisfação participar da festa. “O Forró Caju é uma festa que dá muito gosto de trabalhar”. 

O Forró Caju 2022 segue acontecendo, sempre a partir das 18h, nos dias 24, 25, 26, 28 e 29 de junho. Nesta sexta-feira, 24, sobe ao palco Gerson Filho as bandas Ararão do Nordeste, Quadrilha Unidos em Asa Branca, Trio Piauí, Valtinho do Acordeon, Naurêa e Forró dos Vips.