Forró Caju 2022: Prefeitura garante atendimento médico, testagem e vacinação durante a festa

Saúde
24/06/2022 01h57

Para que aracajuanos e turistas aproveitem os festejos com toda alegria contagiante do Forró Caju, a Prefeitura de Aracaju oferta durante todas as noites de festa, atendimento médico, testagem e vacinação contra a covid-19 e influenza. Para esses serviços, coordenados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), atuam 16 profissionais de saúde por noite. 

O posto médico montado para a festa dispõe de cinco macas e quatro poltronas, somando nove leitos, sendo um de estabilização. São 12 profissionais atuando por noite, sendo dois médicos, dois enfermeiros, seis técnicos de enfermagem e dois gestores compondo a equipe. 

Para os casos que necessitarem de transferência para os hospitais da rede, que estarão de retaguarda, também são disponibilizadas duas unidades móveis do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) durante os dias de festa, com equipe integrada ao posto médico. 

“Funcionamento da abertura dos shows até o final, assegurando assistência médica e toda estrutura necessária para quem precisar. E, durante esses atendimentos, a equipe também aproveita para orientar a população sobre os cuidados necessários para aproveitar a festa com saúde”, declara a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência da SMS, Cláudia Pardo. 

O médico Raphael Almeida, da equipe escalada na primeira noite de festa, afirma que o consumo excessivo de álcool foi uma das maiores motivações da procura por atendimento.

"Até o início da madrugada, realizamos cerca de 20 atendimentos, sendo boa parte deles por excesso no consumo de bebida alcoólica. Para aproveitar bem os festejos é fundamental uma boa alimentação e hidratação, sem exageros no álcool", declara o profissional.

O pedreiro Sávio Freitas foi curtir a primeira noite de festa, mas teve um mal estar e precisou de atendimento. Já medicado, ao ser liberado e mais tranquilo, elogiou o serviço.

"Estava sentindo uma dor abdominal que estava me incomodando. Fui bem atendido e estou me sentindo melhor", relata Sávio.

Vacinação e testagem

Durante a festa, no horário entre as 20h e 2h, ao lado do posto médico, fica disponível a vacinação contra a covid-19 e influenza para população adulta. Para esse serviço, que é ofertado no veículo Previna Móvel, são dois profissionais atuando, sendo um enfermeiro e um técnico de enfermagem. As pessoas que desejarem se vacinar, devem apresentar documento de identificação com foto e o cartão de vacinação. 

Cosme Rodrigues, 47 anos, já sabia do ponto de vacinação montado no evento e recebeu sua quarta dose. "Vi na tv que teria um ponto aqui e já trouxe meu cartão. Vim preparado!", afirma.

Nesse mesmo horário, também é ofertada a testagem para a detecção da covid-19, com dois profissionais (enfermeiro e técnico de enfermagem) que atuam nesse serviço, onde são disponibilizados testes de antígeno com entrega de resultado de até 15 minutos.

Davi de Andrade, 27 anos, aproveitou o intervalo entre um show e outro e foi fazer o teste rápido. Mesmo sem sintomas, ele buscou o serviço para ter certeza que poderia curtir os festejos com tranquilidade.

"Estamos vivendo um período com festas, algumas aglomerações e me sentirei mais tranquilo sabendo que está tudo bem. O acesso foi rápido e fácil, como foi das outras vezes quando busquei os pontos de testagem pela Prefeitura", considera Davi.

Qualquer pessoa que estiver participando da festa terá acesso ao serviço, e quem desejar fazer o teste rápido deverá apresentar apenas documento de identificação com foto. Em caso de resultado positivo, a pessoa receberá a notificação de isolamento e será orientada sobre as medidas sanitárias, principalmente sobre o uso de máscara e isolamento social.

Síndrome gripal

O Centro de Triagem e Atendimento à Síndrome Gripal também funciona, normalmente, durante o feriado junino e o final de semana (dias 24, 25 e 26), das 7h às 19h, com acolhimento até as 18h. 

Para esse atendimento, também estão funcionando em regime de plantão 24h, as Unidades de Pronto Atendimento Fernando Franco e Nestor Piva.