Forró Caju 2022: Prefeitura fiscaliza qualidade dos alimentos e bebidas durante a festa

Saúde
25/06/2022 20h48

Com o objetivo de orientar, fiscalizar e promover a segurança dos alimentos e bebidas comercializados nos dias de realização do Forró Caju 2022, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), fará uma série de inspeções entre os 186 comerciantes cadastrados para atuar durante as noites de festa.

A ação está sendo coordenada pela Rede de Vigilância Sanitária (Revisa) e envolve a venda de gelo, comidas e bebidas durante as seis noites.

A gerente de Alimentos da Revisa, Laila Garcia Moreno Resende, diz que os fiscais da Vigilância estão atuando em toda extensão da festa, realizada na praça de eventos Hilton Lopes, fiscalizando ambulantes e vendedores, verificando não apenas a qualidade dos alimentos, mas a forma correta de acondicioná-los.

“Verificamos se o gelo está sem risco de contaminação e se as pessoas que estão manipulando os alimentos estão usando equipamentos de proteção individual, por exemplo. Com isso, buscamos evitar que a população corra riscos ao consumir os produtos. Também cobramos o certificado do curso de Boas Práticas e Manipulação, promovido pela Prefeitura”, detalha Laila.

Capacitações

O curso de Boas Práticas e Manipulação é ofertado pelo município de forma gratuita, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). A capacitação também pode ser realizada de maneira online pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Margareth Maria dos Santos trabalha como comerciante há mais de 30 anos, e há cerca de 10 é ambulante no Forró Caju.

“Muito importante ter essa inspeção para verificar se está tudo certinho pra gente poder trabalhar, inclusive apresentei meu certificado do curso de boas práticas. Agora é vender os produtos e ganhar meu dinheirinho esses dias de festa”, considera Margareth.

O chef de cozinha Lenilson Brito destacou a importância de atender aos requisitos sanitários e o quanto isso é positivo para a comercialização dos produtos.

“Pela minha experiência como chef tenho muita atenção na organização dos produtos, como manusear e os cuidados necessários. Vendo bebidas no Forró Caju há uns 15 anos, e sempre foi muito bom, e neste ano esperamos que seja ainda melhor”, afirma Lenilson, que está trabalhando na festa juntamente com a nora Larissa.