Forró Caju 2022: Emsurb recolhe 6,2 t de resíduos nos dois primeiros dias do evento

Serviços Urbanos
25/06/2022 19h00

Visando otimizar as ações de limpeza e garantir um ambiente agradável aos visitantes e turistas, a Prefeitura de Aracaju disponibiliza alternativas para o descarte correto de resíduos em toda a área do Forró Caju 2022. Os equipamentos dispostos na área interna do evento acumularam, entre as noites de quinta (23) e sexta-feira (24), 6.280 quilos de lixo comum.

Através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), foram instalados dois Pontos de Entrega Voluntária ( PEVs), de 2.500 litros, cada, apropriados para receber materiais recicláveis. "Esses resíduos são sendo destinados à Cooperativa de Reciclagem do Bairro de Santa Maria (Coores)", informa o diretor de Operações, Vinícius Almeida.

Além das PEV’s, foram colocados à disposição do público 90 contentores (lutocar) agrupados em ilhas, e duas caixas estacionárias de 5 m³, para dar celeridade ao serviço de coleta de lixo.

"O trabalho foi planejado pra facilitar o descarte adequado de materiais plásticos, a exemplo de copos, garrafas Pet e outros tipos de embalagens. Também para que os mesmos, a partir da destinação correta, possam ser reutilizados", acrescenta o diretor.

Denilson Cerqueira, que comercializa bebidas em isopor durante as noites do Forró Caju, destacou a funcionalidade dos dispositivos instalados em pontos estratégicos do evento. 

"Aproveito para descartar neles todas as embalagens dos produtos que comercializo, pois estão localizados próximos da gente. E o melhor, esses containers são limpos diariamente, não ocasionando mau cheiro. É uma maravilha", afirma Denilson.

"Além de auxiliar na manutenção da limpeza, tem a questão da reciclagem, já que o material descartado nos PEVs vai ajudar muitas pessoas que vivem disso", enfatiza a esteticista Nancy Leite, que fez questão de dispensar sua latinha em um dos pontos.

"É tão bom poder curtir a festa em um ambiente sem latas e garrafas no chão. Por isso, a permanência desses coletores, aqui na praça, é muito importante, pois ajudam a manter o espaço ainda mais limpo", considera a enfermeira Edivânia Matheus que, ainda elogiou a limpeza da área. "Foi a primeira coisa que observei quando cheguei no Forró Caju. Tudo muito limpo. A Prefeitura está de parabéns", reitera.