Forró Caju 2022: valorização de artistas locais é reconhecida pelo público

Agência Aracaju de Notícias
26/06/2022 23h43

O Forró Caju 2022 é especial por todo o seu contexto, tanto pela retomada do formato presencial, após dois anos realizado de maneira virtual, devido às restrições sanitárias para o controle da pandemia de covid-19, quanto pela tradição de valorizar os artistas sergipanos, que são maioria dentro da programação montada pela Prefeitura de Aracaju. 

Ao todo, 80 atrações locais compõem a grade do evento, cuja programação principal, iniciada na véspera de São João (23), segue até a próxima quarta-feira, 29, dia de São Pedro, na praça de eventos Hilton Lopes, e apresenta a riqueza cultural sergipana.

O Forró Caju é uma grande oportunidade para esses artistas formarem público, uma vez que é reconhecido como o principal evento junino do estado e atrai dezenas de milhares de pessoas.

“É o ápice para a carreira de uma banda daqui tocar no Forró Caju porque essa é a principal festa do estado. Então, estamos muito felizes de estar aqui. Com certeza, esse fomento é fundamental para a sobrevivência dos artistas”, explica o vocalista da banda Os pé de cana, Brunno Iago.

Sendo assim, poder apresentar-se no Forró Caju é motivo de celebração, o que é potencializado pelas circunstâncias, pois a pandemia trouxe desafios intensos para toda a classe artística.

“É uma satisfação muito grande fazer parte desta grande festa. É motivo de muita alegria poder divulgar a música nordestina. Tem anos que só fazemos coisas para TV e para rede social e este evento é um grande reencontro. Um reencontro de vida, de música nordestina e da felicidade depois de tudo que passamos nestes dois anos de muita dificuldade. Para mim, foi um momento de celebrar a vida”, destaca o cantor Sena.

As apresentações dos artistas locais têm agradado ao público, a exemplo de Clara Angélica, que vê na iniciativa uma forma de apoiar o desenvolvimento desses artistas.

“Estou achando a programação maravilhosa, gostei bastante. É dar a oportunidade de divulgação aqui no estado, dar prestígio a quem é da terra, para que eles possam crescer”, aponta.

Para a jornalista Raquel Passos, o evento e a forma como ele foi planejado possibilita que as tradições sejam passadas às gerações futuras.

“Entendo que esse tipo de evento só fortalece nossa identidade cultural. Precisamos desse tipo de fomento, que reforça quem somos. As vestimentas, a musicalidade constituem quem somos e é com iniciativas assim que a gente leva para as próximas gerações”, frisa Raquel.

Pagamento
A Prefeitura de Aracaju ​iniciou o pagamento dos artistas que se apresentaram na programação do Forró Caju 2022, a qual contempla, além dos shows que serão realizados na Praça de Eventos Hilton Lopes, as atrações do Circuito Folclórico Sergipano e do Circular Junino.

Todos os artistas contratados, como cantores, bandas, quadrilheiros, trios pé de serra e grupos da cultura popular, receberão o pagamento por seus shows um dia após as apresentações.