Forró Caju 2022: 44 atrações já se apresentaram em quatro dias de festa

Agência Aracaju de Notícias
27/06/2022 17h58

Com uma média de 11 atrações por noite, o Forró Caju 2022 está levando muito forró e animação para aracajuanos e turistas que comparecem à praça de eventos Hilton Lopes. Desde o início da festa, na véspera de São João (23), até o último domingo (26), já se apresentaram 44 atrações nos palcos Gerson Filho e Luiz Gonzaga. 

Com uma programação que ressalta a diversidade da cultura nordestina, o público tem se divertido com quadrilhas juninas, trios pés de serra, bandas locais e artistas de renome nacional, fazendo uma festa segura, acessível e democrática. 

“A cada dia aumenta o número de pessoas que vêm para a praça Hilton Lopes se divertir, dançar, viver os festejos juninos. Forró Caju é alegria, é amor, é confraternização, é cultura e, mais do que isso, é geração de emprego e renda para a nossa cidade e nosso estado. Até o dia 29, Aracaju será a capital do forró”, expressa o prefeito Edvaldo Nogueira.

Segurança efetiva

Para garantir a segurança dos forrozeiros, a Prefeitura de Aracaju, através das diversas secretarias, dos órgãos municipais e das entidades parceiras, tem colocado em prática um detalhado esquema de vigilância e monitoramento, tanto das áreas internas quanto adjacentes à praça entre os mercados. 

Todas as noites, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) realiza patrulhamentos preventivos, observação estratégica nos postos elevados, fiscalização com cães e o monitoramento, em tempo real, das imagens captadas por 46 câmeras, sendo seis delas com tecnologia de reconhecimento facial.

Além da GMA, atuam no esquema integrado de segurança brigadistas, agentes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Polícia Civil, que atuam na delegacia itinerante para registrar possíveis ocorrências. Além disso, 160 seguranças privados desarmados fazem o monitoramento do local.

Ao avaliar os quatro primeiros dias do Forró Caju, o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta que o esquema montado e o trabalho integrado das equipes tem garantido a segurança durante o evento. 

"Chegamos ao quarto dia de programação com grande efetividade do plano de segurança, que conta com forte aparato montado na área do evento", frisa Silvio Prado.

Acessibilidade e saúde 

Garantindo que todos tenham direito de participar dos festejos juninos da capital, a Prefeitura, através da Secretaria da Assistência Social, montou o tradicional Camarote da Acessibilidade, com capacidade diária de 80 pessoas, 40 PcDs e 40 acompanhantes. A área exclusiva é adaptada às normas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), contando com rampa de acesso, quatro banheiros, piso tátil de alerta e cadeiras.

A Assistência Social também está responsável pelo Estande dos Direitos Humanos, espaço que reúne assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais que monitoram, durante a festa, possíveis situações de violações de direitos contra outras pessoas, seja racismo, racismo religioso, LGBTQIfobia, trabalho infantil, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, crianças desacompanhadas, e de desrespeito e violência contra mulheres e pessoas com deficiência.

Quem comparece ao Forró Caju 2022 tem se divertido com o simpático casal Camisildo, que durante os quatro dias de festa já distribuíram 30.800 preservativos, sendo 28.800 masculinos e dois mil femininos. 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem atuado de forma direta no Forró Caju 2022. Até o momento, foram realizadas 81 coletas para exame de detecção da covid, com 13 resultados positivos; e aplicadas 39 doses da vacina. Também foram atendidas 136 pessoas no posto médico, sendo 64 homens e 70 mulheres; 58 por intoxicação (álcool ou outras drogas); 22 por traumas, como luxações, pancadas ou quedas, e 54 por outras causas, como dores de cabeça ou em outras partes do corpo. Desses atendimentos, oito pessoas foram transferidas para unidades de urgência e emergência.

Mais forró

A programação do Forró Caju continuará nesta terça-feira, 28, e na quarta-feira, 29, com a apresentação de mais 23 atrações. Confira a seguir:

28 de junho

Palco Gerson Filho
18h – Trio Baião de 3
19h – Quadrilha Século XX
19h30 – Trio os Três Moleques
21h – Luiz Fontinelli
22h30 – Joba Ralacoxa
00h – Virgínia Fontes

Palco Luiz Gonzaga
20 – Mestrinho 
21h30 – Mastruz com Leite
23h – Luan Estilizado - 23h
00h30 – Solange Almeida
2h – Cavaleiros do Forró

29 de junho
 
Palco Gerson Filho
18h – Robertinho dos 8 Baixos
19h – Quadrilha Peneirou Xerém
19h30 – Rebecca Melo
21h – Mimi Do Acordeon
22h30 – Trio Seu Biná
00h – Trio Ave Rara
01h30 – Correia Dos 8 Baixos

Palco Luiz Gonzaga
20h – Zé Tramela 
21h30 – Nattan
23h – Adelmário Coelho
00h30 – Jonas Esticado - 00h30
2h – Xand Avião