Em reunião com membros do BID, Prefeitura apresenta detalhes de obras em desenvolvimento

Agência Aracaju de Notícias
27/06/2022 20h28

Equipes da Prefeitura de Aracaju apresentaram, nesta segunda-feira, 27, aos membros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), todos os detalhes das obras e ações que estão em execução na capital, a partir do empréstimo de 75 milhões de dólares obtidos pelo contrato entre administração municipal e a instituição financeira.

A reunião, realizada no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, marcou o início de uma série de visitas técnicas dos membros do BID, que durará até a próxima sexta-feira, 1º de julho, na capital. 

Com o investimento, a Prefeitura de Aracaju tem transformado toda a cidade por meio do Programa de Requalificação Urbana "Construindo para o Futuro",  que inclui construção de praças, escolas, unidades de saúde, e Avenida Perimetral Oeste, considerada um dos principais projetos do programa, para o qual serão destinados R$ 100 milhões. Nesta terça-feira, 28, os representantes do BID realizarão visitas às áreas da cidade por onde passará a nova avenida. 

Com 7,7 km de extensão, a Perimetral Oeste ligará o município de Nossa Senhora do Socorro a Aracaju, contemplando cinco bairros da capital sergipana. De acordo com a coordenadora de planejamento, Michelle Lemos, a obra será um marco para a mobilidade urbana de Aracaju, solucionando problemas de trânsito na região, promovendo transformações econômicas e sociais para a população. 

Diante da magnitude do projeto, diversas ações estão sendo desenvolvidas de forma minuciosa, a exemplo do trabalho social com as famílias que, atualmente, residem na região, e elas foram apresentadas aos representantes do BID nesta segunda-feira, 27. 

“Para a realização dessa obra, precisamos de um amplo trabalho social com as famílias residentes. Haverão deslocamentos e remanejamentos e, para isso, também temos a previsão da construção de um conjunto habitacional onde as famílias serão contempladas, dentro dos critérios estabelecidos. Estamos com uma missão importante com o Banco, e apresentamos, hoje, todo o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Município, até então”, aponta a coordenadora. 

Ainda conforme Michelle, as tratativas junto à comunidade já foram iniciadas, com a realização de audiências públicas para a convocação das famílias e apresentação do projeto. 

A coordenadora cita, ainda, que, além da Perimetral Oeste, que trará impactos significativos na mobilidade e melhorias da cidade em geral, sobretudo nas zonas Norte e Oeste, outros projetos importantes também estão sendo desenvolvidos a partir do BID, a exemplo da revitalização do Parque da Sementeira; construção de ecopontos, centro de triagens, praças e demais equipamentos públicos, sociais e de saúde. 

De acordo com Michelle, a presença dos membros do BID na capital é importante, sobretudo, pela oportunidade de compartilhar situações e identificar pontos que podem ser melhorados durante o desenvolvimento das ações. 

“A missão do banco quando eles vêm ao município não é só para que possam entender como é que o projeto está, mas, sobretudo, trazer as experiências de outros projetos do Brasil afora. Assim nós podemos identificar situações inovadoras, situações de soluções de algum gargalo que possamos ter. Ou seja, eles surgem com inovações e sempre pensando em agregar”, explica Michele.