Prefeitura e BID visitam local onde serão construídos a Perimetral Oeste e conjunto habitacional

Agência Aracaju de Notícias
28/06/2022 14h40

Na manhã desta terça-feira, 28, equipes da Prefeitura de Aracaju, junto a representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), realizaram uma visita técnica na localidade onde será erguida a avenida Perimetral, considerada como um dos principais projetos dentro do programa "Construindo para o Futuro", para o qual serão destinados R$ 100 milhões, obra que ligará a capital sergipana ao município de Nossa Senhora do Socorro e contempla, ainda, a construção de um novo conjunto habitacional. 

A ação faz parte de uma agenda iniciada nesta segunda-feira, 27, e que segue até a próxima sexta, 1º de julho, com os membros da instituição financeira. 

Assim, na manhã de hoje, foram apresentados e discutidos os detalhes da obra, a exemplo dos locais onde passará a via, bem como onde será construída a ponte sobre o Rio do Sal, no bairro Bugio, e, ainda, onde será construído o residencial, no bairro Lamarão, que contará com 643 moradias contemplando 667 famílias que serão afetadas pelas intervenções urbanísticas.

“A intenção da visita é mostrar aos membros do BID todo o mapeamento e pontos que fazem parte do projeto, para que eles vejam a situação das pessoas que moram nesses locais, atualmente, quais delas serão removidas e quais serão indenizadas, e observar toda a situação da obra. Esta foi uma visita de campo, para mostrar o terreno como está hoje e para a apresentação de todo o roteiro da nova avenida”, destaca o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari.

Para a diretora de Políticas de Habitação e Transferência de Renda de Aracaju, Rosária Rabelo, a visita realizada na manhã de hoje foi de extrema importância, pois, com isso “foi possível observar de perto por onde a avenida vai passar, para onde as famílias serão realocadas e os diversos bairros por onde a Perimetral Oeste vai se estender”. 

Ainda de acordo com ela, a agenda da Prefeitura junto ao BID visa, principalmente, “discutir, na prática, as habitações para as famílias afetadas e os equipamentos sociais de convivência que serão instalados nesse conjunto, para que essas famílias possam usufruir dos bens. Realizamos essa discussão de forma conjunta para que as pessoas que serão reassentadas não percam nada daquilo que elas possuem hoje”, explica.

Ao final da obra, Aracaju terá uma nova avenida de 7,7km que passará pelas regiões Norte e Oeste da cidade, contemplando cinco bairros, e será uma das maiores obras de infraestrutura da cidade, que transformará significativamente a mobilidade urbana de todo o município, beneficiando, principalmente, a população que vive na região, facilitando o deslocamento para outras regiões da cidade e solucionando um dos principais problemas de congestionamento da capital.

Participaram da visita o secretário municipal de Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, a secretária municipal da Assistência Social (Semfas), Simone Passos, o coordenador do Planejamento Estratégico de Aracaju, Wilson Amaral, representantes da empresa Diagonal Social, responsável pelos trabalhos técnico-sociais da obra, assim como os membros do BID, Diego Arcia e Ana Beatriz Esteves, e demais entes envolvidos na execução do projeto.