Forró Caju 2022: cães farejadores da Guarda Municipal auxiliam na segurança do evento

Agência Aracaju de Notícias
29/06/2022 02h51

O Forró Caju 2022 tem se mostrado um dos mais seguros da história. Muito desse sucesso se dá pelo planejamento e preparação iniciados há meses, num conjunto de ações capitaneadas pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e de vários outros órgãos envolvidos no evento.

Além da segurança eletrônica e do grande efetivo empregado na festa, uma novidade trazida pela Prefeitura foi a utilização de cães farejadores do Grupamento de Operações com Cães da Guarda Municipal de Aracaju (GMA).

Antes mesmo da abertura dos portões ao público, os cães já circulam pela arena do evento e seus entornos na busca por materiais proibidos, especialmente substâncias entorpecentes, numa estratégia de policiamento especializado.

“Estamos utilizando todos os recursos disponíveis para assegurar que, em 2022, tenhamos o Forró Caju mais tranquilo de toda a história. Um grande efetivo, equipamentos tecnológicos e uma preparação que durou meses a fio. Além disso, trouxemos, pela primeira vez, nossos cães para que fossem utilizados numa varredura de todo o espaço, minimizando a entrada de substâncias proibidas”, explica o diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça.

Ao todo, três cães das raças Pastor Belga e Labrador, especialmente treinados para o farejo de entorpecentes, estão realizando esse trabalho minucioso, inclusive em áreas de difícil acesso, como brechas nas paredes, regiões de banheiros e todo o perímetro das placas de contenção no entorno da arena do forró. Isso se dá pela precisão do olfato dos cães, que é cerca de 50 vezes maior do que o dos seres humanos, podendo haver no focinho de um cachorro aproximadamente 250 milhões de células.

De acordo com o coordenador do GOC, guarda municipal de 2° classe Ayslan, o emprego dos cães é imprescindível para que drogas ilícitas não sejam inseridas no espaço da festa.

“Diariamente, nossos cães estão sendo utilizados no espaço do Forró Caju. São cães treinados e adaptados a esse tipo de ambiente, cães que conseguem farejar as mais variadas substâncias entorpecentes nos locais mais improváveis, locais que seriam impossíveis de ser encontrados sem este auxílio. Essa atuação dos cães contribui muito para que no decorrer da noite a festa se desenrole de forma tranquila e dentro dos parâmetros esperados por todos”, destaca Ayslan.