Forró Caju 2022: palco Gerson Filho promoveu autenticidade, cultura e tradição

Cultura
30/06/2022 01h06

Em seis dias de festa, com direito a muito forró pé de serra e quadrilha junina, o maior evento junino do estado promoveu autenticidade, cultura e tradição ao público que lotou a praça de eventos Hilton Lopes, entre os mercados centrais de Aracaju. No palco que homenagea Gerson Filho, sanfoneiro falecido em 1991, grandes nomes da música nordestina embalaram os forrozeiros. 

Na última noite de programação do Forró Caju 2022, uma realização da Prefeitura de Aracaju, fãs cantaram e dançaram ao som de Robertinho dos 8 Baixos, Quadrilha Peneirou Xerém, Rebecca Melo, Mimi do Acordeon, Trio Seu Biná, Trio Ave Rara e Correia dos 8 Baixo, que encerrou o ciclo de apresentações fazendo um verdadeiro arrasta-pé.

Filho da cantora Clemilda Ferreira da Silva e do sanfoneiro Gerson Filho, Robertinho dos 8 Baixos abriu a última noite do Forró Caju 2022 e se disse honrado em se apresentar no palco que leva o nome do seu pai que também é sua inspiração. “Para mim é um orgulho muito grande tocar em um palco que leva o nome do meu pai. Fico muito grato ao Prefeito Edivaldo Nogueira, a Funcaju e a todos os responsáveis por este evento”. 

A aracajuana Jane Andrade, veterana da festa, confessou ser apaixonada pelo evento. “Para mim, todas as edições do Forró Caju são nota dez. Gosto demais desta festa”.

Adão Alencar, do trio Seu Biná, uma das atrações da última noite do Forró Caju 2022, agradeceu a oportunidade de poder aproveitar a festa como artista, este ano. “É muito legal ter a oportunidade de estar presente nesta festa tão bonita e representativa que é o Forró Caju. Eu já estive aqui várias vezes para assistir e curtir o Forró Caju e estar aqui, hoje, em cima do palco é uma alegria muito grande”.

Já Mimi do Acordeon agradeceu a Prefeitura pela oportunidade e frisou a felicidade em estar tocando suas músicas em um evento aberto, pós-pandemia. “É um prazer tocar para o público e sentir sua energia. Passamos dois anos só em lives e a energia do Forró Caju deste ano está de parabéns”.

Ao som do triângulo e da zabumba, o Forró Caju 2022 e o mês de junho se despedem. Segundo o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia, a festa superou as expectativas e a do próximo ano promete muito mais. 
 
“A profissionalização desse evento vem sendo sentida e ficou evidente. Este ano o Forró Caju é a festa mais profissional e mais bem construída que já fizemos. Garantimos segurança, conforto, diversidade e um ambiente em que todos se sintam bem e isso é motivo de alegria”, destacou o gestor.