Em edição histórica com público recorde, Forró Caju 2022 não registrou crimes violentos

Agência Aracaju de Notícias
01/07/2022 16h33

Com recorde de público, reunindo, em média, 50 mil pessoas por noite, sobretudo nos dois últimos dias de programação (véspera e dia de São Pedro), o Forró Caju 2022, realizado pela Prefeitura de Aracaju, também ficará marcado pela efetividade do esquema de segurança da festa. O trabalho integrado entre órgãos municipais, coordenados pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), e estaduais foi fundamental para que, em seis dias de evento, apenas 25 boletins de ocorrências fossem registrados, porém sem nenhum caso de crime violento.

De acordo com o Núcleo de Registro e Análise de Informações (Nurai) da Guarda Municipal de Aracaju (Nurai/GMA), em relação à edição de 2018, último ano em que a festa havia sido realizada no formato presencial, houve uma queda de 40% no número de ocorrências atendidas, de 17% no número de conduções por crimes ou contravenções, além da diminuição em cerca de 60% dos flagrantes de pessoas portando armas brancas e/ou drogas.

“O trabalho de segurança nesta edição do Forró Caju foi tão bem planejado que ficará como legado. De forma integrada, a administração municipal, junto aos órgãos de segurança pública do Estado, atuou de forma que não houve violência sistemática, mas pontual. Nos seis dias, a festa recebeu cerca de 260 mil pessoas, e apenas 18 furtos foram registrados, o que é um dado importante se considerar”, salienta o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado.

Os outros sete boletins de ocorrência dizem respeito a delitos diversos, como estelionato, desacato, porte de drogas e constrangimento ilegal, nenhum, no entanto, relacionado aos chamados crimes violentos, ou seja, homicídio, tentativa de homicídio, estupro, roubo, assalto a mão armada, roubo de veículo e roubo de veículo a mão armada.

Um dos fatores que permitiu que os cidadãos aproveitassem com segurança a retomada do Forró Caju ao formato presencial, após dois anos de restrições impostas para o controle da pandemia, foi a consonância entre os envolvidos no plano de segurança. A GMA atuou, diariamente, com um efetivo de 300 agentes no perímetro interno do evento; a Polícia Militar de Sergipe (PMSE), com 70 policiais, nos acessos e perímetro externo; a Polícia Civil, com a delegacia itinerante, para registro de boletins de ocorrência, e posto de desarmamento; e o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE).

Aliado a esse forte aparato, mais 160 seguranças desarmados e 80 bombeiros civis, atuaram no Forró Caju 2022 para se somar, diariamente, no reforço desse trabalho. Contribuíram, também, para os resultados positivos do evento o uso da tecnologia, com a disposição de 46 câmeras monitorando o perímetro da festa, as quais otimizaram o trabalho das equipes e garantiram uma atuação rápida e assertiva, e a implementação de videomonitoramento com reconhecimento facial em todos os acessos do evento, integrado ao banco de dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

A soma do uso estratégico do capital humano e operação da tecnologia em favor dos aracajuanos que optaram por sair de casa e celebrar os festejos juninos no evento promovido pela Prefeitura de Aracaju permitiu que tudo transcorresse, de maneira geral, pacificamente. 

"Tivemos uma festa tranquila, em que as pessoas foram para se divertir depois de dois anos sem a realização presencial do Forró Caju. Não medimos esforços para que tudo transcorresse da melhor forma possível e, para isso, contamos com o trabalho de centenas de profissionais da segurança, que atuaram diariamente para proporcionar essa festa segura, como pudemos constatar. Celebramos os resultados alcançados a partir dessa somação de esforços, sem registro de ocorrências graves e grande efetividade do planejamento e integração que aplicamos", frisa o secretário Silvio Prado.