Prefeitura registra furto de grupos focais em dois cruzamentos semafóricos de Aracaju

Transporte e Trânsito
05/07/2022 16h55

Nos últimos dois dias, a Prefeitura de Aracaju registrou, por intermédio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o furto de dois grupos focais de cruzamentos semafóricos na cidade. 

Nesta terça-feira, 5, o foco repetidor para veículos foi furtado no cruzamento da avenida João Ribeiro com a rua Arnaldo Dantas, no bairro Santo Antônio. Já na última segunda-feira, 4, o furto ocorreu na avenida José da Silva Ribeiro Filho, no bairro América. As duas ocorrências também foram registradas junto à Polícia Militar, através de Boletim de Ocorrência. 

“Os grupos focais dos semáforos, formado pelo led vermelho, amarelo e verde, são feitos por um tipo de metal e, infelizmente, tem acontecido o furto dessa parte importante dos semáforos. É um equipamento com alto custo e ações ilegais como essa prejudicam não só o erário, mas também o trânsito da cidade”, conta o superintendente da SMTT, Renato Telles. 

No mês passado, o grupo focal de um semáforo que fica na região dos Mercados Centrais também foi furtado. 

Renato Telles destaca que o órgão municipal tem adotado medidas para dificultar os furtos, mas reforça que a colaboração da população, denunciando ações suspeitas, continua sendo muito importante. 

“Estamos reforçando a proteção das estruturas e caixas controladoras dos semáforos para dificultar o acesso aos cabeamentos e temos dialogado com a Guarda Municipal e as policias, mas pedimos à população que denuncie sempre ações suspeitas nos semáforos para que as forças de segurança possam evitar tentativas de furto e até prenderem suspeitos”, assevera o superintendente. 

Ações suspeitas podem ser denunciadas a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) pelo 153 ou a Polícia Militar através do 190.

Cabeamento

No último domingo, 3, a SMTT também registrou o furto de quase 200 metros de cabos do semáforo localizado no cruzamento da avenida Augusto Franco com rua Francisco de Assis Delmondes, no Ponto Novo. 

Somente neste ano, a SMTT já contabilizou o furto de mais de cinco mil metros de cabos dos semáforos. 

O diretor de Planejamento e Sistemas da SMTT, Diego Carvalho, explica que os cabos furtados nessas ocorrências já foram substituídos. 

“Fizemos a reposição dos cabos furtados na avenida Augusto Franco no mesmo dia e também já substituímos o grupo focal que foi furtado na avenida João Rodrigues. A nossa equipe semafórica garante agilidade a esse trabalho para que a mobilidade urbana da região não seja prejudicada por muito tempo. Também já estamos providenciando a substituição do equipamento furtado na avenida José da Silva Ribeiro Filho. A gente atua rápido para fazer os reparos, mas é fato que há um prejuízo para o trânsito quando acontecem furtos”, afirma Diego.