Prefeitura realiza avaliação de leitura para fortalecer alfabetização na rede municipal

Educação
05/07/2022 17h32

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), aplicará, dos dias 11 a 15 de julho, avaliação de leitura para alunos do 1º ao 6º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). A iniciativa faz parte dos esforços que vêm sendo feitos pela pasta para fortalecer a aprendizagem na rede e elevar os índices de alfabetização da capital, processo que sofreu danos consideráveis em consequência dos anos mais críticos da pandemia. 

Segundo o diretor do Departamento de Educação Básica (DEB), Evilson Nunes, a elevação dos índices depende da busca em eliminar esse bloco de estudantes não alfabetizados na idade correta, garantindo uma aprendizagem efetiva e que possibilite o avanço educacional.

"É necessário focar na leitura e escrita, domínio de habilidades básicas para que o processo de alfabetização tenha continuidade. Um aluno que não sabe ler ou escrever não consegue se desenvolver em outras habilidades da vida escolar. Não podemos permitir que o estudante chegue ao 4º ou 5º ano do ensino fundamental como um não leitor", afirma Evilson.

Aplicação e soluções

A avaliação será realizada de forma individual e não se faz necessário que o aluno estude ou decore textos antecipadamente. O estudante receberá fichas de leitura contendo, palavras, frases e um pequeno texto, onde ele lerá cada uma e, logo após, responderá a algumas questões relacionadas à interpretação textual.

"O aplicador das avaliações não será o professor da sua turma regular, mas, sim, um assistente de alfabetização, um estagiário do projeto Tutoria Pedagógica ou membro da equipe gestora. O aluno pode ser não leitor, leitor de sílabas, de palavras ou de texto, sendo esse com fluência ou sem fluência ", explica a técnica da Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef), Jamilly Menezes.

Evilson Nunes ressalta que, após o diagnóstico, serão traçadas metas e ações para avançar nos resultados e fazer dos estudantes da rede leitores fluentes. 

"Para os estudantes com mais dificuldades na leitura, realizaremos um reforço, em agosto, para que consigam ter um domínio desta habilidade. Também estamos realizando mapeamento das condições sócio-econômicas dos discentes na condição mais crítica, identificando todas as condicionantes que impactam na aprendizagem deles e os impedem de ter um bom desempenho escolar, a exemplo de situação familiar, renda, se é aluno público-alvo da educação especial ou não", expressa Evilson.

Frequência escolar

No período entre 18 e 22 de julho, serão aplicadas as avaliações das unidades e, encerrando o primeiro semestre letivo, nos dias 25 e 26 de julho, a Educação de Aracaju realizará as provas formativas de percurso. A coordenadora da Coef, Patrícia Tavares, pede a atenção das mães ou responsáveis pelos alunos matriculados nas unidades de ensino fundamental da rede, para não deixarem os estudantes faltarem à escola, principalmente, neste mês.

"Paramos nos feriados e ponto facultativo do mês de junho, mas o período de férias será apenas em agosto. É muito importante, portanto, que o estudante esteja na escola, porque estamos em aula e teremos ações orientadoras para o alinhamento das intervenções pedagógicas: a avaliação leitora, que começa no dia 11 de julho; do dia 18  a 22, o calendário de avaliações de cada escola; e nos dias 25 e 26, avaliações formativas de percurso, encerrando o primeiro semestre. Se o aluno não está na escola, não tem como participar das avaliações", evidencia Patrícia.