Prefeitura disponibiliza Plantão Social para atendimento à comunidade do entorno da Perimetral Oeste

Agência Aracaju de Notícias
06/07/2022 09h41

Já está em funcionamento o Plantão Social destinado ao atendimento das famílias residentes na área que será atravessada pela avenida Perimetral Oeste, cujas obras estão prestes a se iniciar pelo Programa de Requalificação Urbana da Prefeitura de Aracaju, que conta com um investimento de R$ 100 milhões, obtidos pelo convênio entre a administração municipal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

De portas abertas de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30, o Escritório de Atendimento à Comunidade está instalado na estrutura do Instituto Creche Menino Jesus, no bairro Jardim Centenário [Rua Presidente Jânio Quadros, 89], pode ser acessado também pelo telefone (79) 2140-0759, e dispõe de uma equipe de assistentes sociais, psicóloga e advogado para sanar dúvidas e prestar informações à comunidade.

No mesmo local, estão acontecendo as reuniões individuais de negociação com as cerca de 90 famílias que residem na região da primeira etapa da obra, que envolve as cabeceiras da ponte que interligará Aracaju ao município de Nossa Senhora do Socorro. Os atendimentos estão acontecendo desde o dia 20 de junho, considerando o agendamento realizado na reunião de entrada promovida pela Diagonal Social, empresa contratada pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, para conduzir o trabalho técnico-social junto à comunidade do entorno da avenida, que contemplará os bairros Soledade, Bugio, Lamarão, Jardim Centenário e Santos Dumont.

Durante as reuniões, as assistentes sociais e o corpo jurídico do projeto apresentam aos moradores as informações constantes nos laudos produzidos pela empresa especializada, contratada pela Secretaria Municipal da Assistência Social, a partir da avaliação dos imóveis e da situação social das famílias. Há casos de indenização e reassentamento, com recebimento de bônus moradia pelo tempo necessário à conclusão do conjunto habitacional cuja construção será iniciada nos próximos meses.

"O Plantão Social é um serviço de atendimento e acolhimento à comunidade, para orientar, esclarecer as dúvidas das famílias, fazer encaminhamento dos beneficiários e solucionar problemas, de acordo com as demandas apresentadas por eles. O Plantão funciona dentro do escritório de atendimento à comunidade e contamos com uma gama de profissionais que podem dar o suporte a todas as demandas apresentadas pela comunidade", explica a técnica de referência em Projetos Sociais na Área de Habitação e Projeto Técnico Social Perimetral Oeste, Alexandra Déda Freire.

A assistente social Ayara Wanderley, que compõe a equipe técnica social da empresa Diagonal, avaliou como produtivos os dias iniciais de diálogo direto com a comunidade. 

“A abertura do escritório de atendimento é um passo importante, tanto para a realização das reuniões individuais quanto para o funcionamento do plantão social. Cerca de 70 famílias já foram atendidas pelas nossas equipes nas duas primeiras semanas de atividade, entre reuniões individuais e a prestação de orientações para sanar dúvidas dos moradores”, destaca Ayara.

Moradores da primeira etapa da obra, como Jaqueline da Silva, já começaram a ser atendidos pela equipe social do Projeto. Após sair da reunião de negociação, na última segunda-feira (4), ela se mostrou satisfeita com o resultado. 

“A reunião foi muito proveitosa, tirou minhas dúvidas. Eu já estava ciente de tudo o que iria acontecer, e aceitei o bônus moradia. Temos o prazo 24 meses, a partir do início da obra, na qual vou ter direito à minha casinha, e estou feliz porque estou sendo amparada pela Prefeitura”, relata Jaqueline.

Sobre a Perimetral

Fruto de um investimento de R$ 100 milhões realizado pela Prefeitura de Aracaju a partir de convênio com o Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), a Perimetral Oeste ligará Aracaju ao município de Nossa Senhora do Socorro, proporcionando desenvolvimento, mobilidade urbana e qualidade de vida para os bairros das zonas Norte e Oeste da capital.