Defesa Civil nas Escolas orienta alunos sobre atuação do órgão e prevenção de riscos

Agência Aracaju de Notícias
14/07/2022 15h25

Além de matemática, ciências, língua portuguesa, geografia e outras matérias essenciais para o desenvolvimento do aprendizado de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Aracaju tem atuado nas unidades de ensino para expandir outros tipos de conhecimento. Por intermédio da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, equipes têm visitado as escolas municipais com a finalidade de difundir o projeto ‘Defesa Civil nas Escolas’.

A ação consiste em apresentar para os alunos, através de vídeos educativos e palestras, informações sobre riscos e prevenção de desastres naturais, com a finalidade de conscientizar sobre a necessidade de acionar o órgão em situações perigosas, bem como a forma de agir para evitar possíveis tragédias entre seus familiares e vizinhos, além de fazer com que esses alunos compreendam melhor outras atuações da Defesa Civil no município.

Tal oportunidade fez com que Kleberton Ferreira, aluno de 16 anos que estuda no 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Teles Menezes, no bairro Dom Luciano, pudesse entender melhor o trabalho realizado pela órgão na cidade e, assim, pudesse ficar mais atento.

“Quando eu era pequeno, minha casa era de frente para a maré e era a mais baixa da rua. Lá, tinha um cano para escoar a água, mas, um dia, durante uma chuva, ele entupiu e acabou entrando água da chuva em casa. Quando a gente menos esperava, a água estava quase atingindo a cama, eu fiquei desesperado quando vi. Na época, eu não sabia o que era a Defesa Civil, mas com essa palestra eu entendi que, em casos assim ou de maior risco, eu posso acioná-los. Antes, eu pensava que eles cuidavam sobre a defesa da mulher, mas, depois da palestra, descobri que, na verdade, eles cuidam das pessoas quando ocorrem desastres naturais e isso foi muito legal, foi uma coisa boa de se aprender”, conta Kleberton.

Assim como Kleberton, a aluna Luana Mateus, da Emef Sabino Ribeiro, localizada no bairro 18 do Forte, também não sabia de que forma atua a Defesa Civil. Com a ação realizada na sua escola, a jovem pôde aproveitar das informações apresentadas pelo órgão sobre a atuação na cidade para saber como proceder em situações de risco, a exemplo da experiência vivenciada por ela, mas que ocorreu com uma colega de escola que mora próximo de sua casa.

“Perto da minha rua, uma árvore que tinha no meu vizinho começou a soltar as raízes quando estava chovendo e ela chegou a cair, atingindo a casa da minha amiga. Ela se machucou e a árvore danificou a casa, mas ninguém acionou a Defesa Civil, na época. Minha amiga acabou quebrando o braço, mas se recuperou, depois, e sua família reconstruiu a parte da casa onde a árvore caiu. Antes, eu não sabia como acionar a Defesa Civil, não sabia nem o número, mas, agora, aprendi, já sei como ligar, como me conectar com eles, sei melhor sobre as coisas a respeito disso e também dos motivos que existem para acionar o órgão e a importância da Defesa Civil para o meu bairro e para a cidade”, afirma Luana.

Ciente da importância desse tipo de ação para agregar conhecimento ao ensino convencional dos estudantes, o diretor da Emef João Teles Menezes, Gustavo Rosa, destaca como o projeto da Defesa Civil atua diretamente nas zonas de maior necessidade, aquelas com a existência de morros nas proximidades das escolas, onde são construídas edificações que, com as chuvas, passam a sofrer com o risco de deslizamento de terra, desabamento ou queda de árvores.

“Pela própria localização desta e de outras escolas, que é uma região de periferia, onde a maioria das residências da comunidade, por si só, já estão em situação de risco e boa parte dos alunos aqui já vivenciaram situação de risco, a maioria deles não tinham conhecimento de que tinham um órgão a quem recorrer nessas situações. Com a palestra da Defesa Civil nas escolas, as crianças e adolescentes que, de forma natural reproduzem as informações para os pais, repassam o conhecimento adquirido, podendo sugerir que os pais recorram à Defesa Civil em caso de necessidade ou até mesmo que atuem de forma preventiva com tomada de decisão”, pontua Gustavo.

O projeto

De maneira dinâmica, com abordagem simples e direta, o projeto teve início em junho deste ano e exibe vídeos educativos para os alunos da rede municipal. O secretário municipal da Defesa Social e Cidadania, Silvio Prado, explica ainda que o projeto faz parte do Planejamento Estratégico da Prefeitura, está dentro das metas do Aracaju Resiliente e o público-alvo foi definido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed).

“São quatro vídeos, elaborados pela Secretaria Municipal da Comunicação [Secom], que trazem conceitos de resiliência, além de mostrar o papel da Defesa Civil e como a população pode ajudar a cidade. O objetivo é contribuir para que esses alunos se tornem cidadãos mais conscientes do meio em que vivem, sabendo atuar em situações de risco e, principalmente, sabendo minimizar os riscos aos quais estão expostos, assim como serem propagadores desses conhecimentos”, ressalta Silvio Prado.

Ao destacar os temas abordados nos vídeos, o secretário frisa que os assuntos foram definidos por serem os mais importantes em relação à resiliência. “Conscientizando os alunos sobre esses temas, temos condições de formar cidadãos mais conscientes e fazer com que a cidade se torne mais resiliente. Não adianta somente a Prefeitura ter ações de resiliência, dentro dos dez passos de resiliência, é preciso, também, que as pessoas tenham consciência do seu papel e atuem de maneira resiliente”, enfatiza.