2ª Guerra: comissão discute programação que marca os 80 anos do bombardeio no litoral de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
12/07/2022 14h35

A comissão cultural criada em memória aos 80 anos do bombardeio que ocorreu no litoral de Aracaju se reuniu pela primeira vez, na manhã desta terça-feira, 12, para discutir a programação do evento, que tem o objetivo de resgatar os elementos históricos envolvidos no torpedeamento ocorrido no ano de 1942, em decorrência da 2° Guerra Mundial. Participaram da reunião representantes da Prefeitura de Aracaju, do Governo do Estado, da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da sociedade civil. 

A data, que já é lembrada todos os anos pela Marinha, terá, pela primeira vez, uma programação voltada, também, à sociedade civil. Segundo o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia, a realização desse evento é importante porque resgata uma dívida que todas as instituições e a própria sociedade sergipana tem com a história do estado.

“Sergipe foi palco de uma decisão, de um evento importantíssimo que motivou a entrada do Brasil na Segunda Guerra, que foram os torpedeamentos dos navios, aqui na costa sergipana. Queremos revestir esse evento com a sua grandeza histórica e, a partir de agora, ano a lembrarmos em grande estilo, devolvendo a importância desse evento, a história, a memória de Sergipe e do Brasil”, enfatiza Luciano Correia. 

Para o escritor e jornalista Luiz Eduardo Costa, a iniciativa é oportuna para mostrar a importância desse acontecimento ao Brasil.  

“É um fato quase desconhecido entre nós e que, agora, felizmente, vem sendo lembrado nos seus 80 anos. A Prefeitura tomou a iniciativa de fazer esse evento e essa comissão se reúne pela primeira vez, com a participação da sociedade civil e dos militares”, frisa Luiz Eduardo. 

Durante a reunião ficou acertado que o evento acontecerá nos dias 13, 14 e 16 de agosto. Em relação à programação, foram discutidas diversas propostas e estratégias para que a festividade possa atrair e conscientizar a sociedade da importância da data, entre elas uma exposição com veículos, documentos e artefatos da época, a qual será realizada no 28° Batalhão de Caçadores. Uma segunda reunião está marcada para o próximo dia 20, quando será confirmada a programação dos três dias do evento.

Contexto histórico

No dia 15 de agosto de 1942, Sergipe viveu a maior tragédia brasileira na Segunda Guerra Mundial. O navio de carga e passageiros chamado Baependi foi bombardeado pelo submarino alemão U-507, vitimando cerca de 270 pessoas que estavam a bordo e fazendo com que o país entrasse na guerra contra os países do Eixo.