Mais de 50% do parque de iluminação pública de Aracaju já está modernizado com lâmpadas LED

Infraestrutura
13/07/2022 11h42

A modernização da iluminação pública da capital segue um cronograma estratégico definido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seminfra), que contempla todos os bairros com a implantação progressiva de lâmpadas com tecnologia em LED.

Com a execução acelerada do serviço, a tecnologia já chegou a mais da metade dos bairros da capital, alcançando uma cobertura de 50,44%. Isso significa que, dos 59.750 pontos de luz existentes na cidade, 30.139 já contam com as novas luminárias.

Os bairros com maior incidência de modernização são: Jardim Centenário, com 94,54%; Areia Branca, com 84,22%; Bugio, com 83,06%; Dom Luciano, com 71,40%; Cirurgia, com 69,85%; e Matapoã, com 68,19%.

Para o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, a iluminação em LED produz uma série de benefícios e coloca Aracaju como referência nacional.

“Essas lâmpadas têm mais potência, são mais econômicas e deixam os ambientes mais bonitos, mais bem iluminados e aumentam a sensação de segurança. Estamos tocando o projeto de forma bastante satisfatória. Nosso trabalho tem tornado a capital sergipana um modelo a ser seguido, gestões de outras cidades e estados, como Ponta Grossa, do Paraná, já nos procuraram para conhecer de perto o nosso case de sucesso”, lembra Ferrari.

Com isso, Aracaju avança para se tornar uma das primeiras capitais a ter seu parque de iluminação completamente composto por tecnologia LED. Atualmente, todos os bairros já foram beneficiados.

PPP da iluminação

Parte do Planejamento Estratégico 2021-2024 da gestão municipal, a modernização da iluminação pública é fruto de uma Parceria Público-Privada estabelecida com a empresa Conecta Aracaju S/A, que gere o parque de iluminação pelos próximos 13 anos e tem o prazo de 18 meses para realizar o serviço de substituição de lâmpadas de vapor de sódio por LED e a ampliação da rede na cidade.

Além da modernização, a Conecta Aracaju é responsável pela implantação do sistema de telegestão, um sistema de conectividade entre lâmpadas de LED e um software de gerenciamento. No momento, a empresa trabalha com a cotação de serviços e escolha do software a ser utilizado. Em um estágio mais avançado, será apresentado o cronograma com os pontos escolhidos para receber o método.

Iluminação especial

O contrato prevê, ainda, iluminação especial em 16 pontos turísticos, para aumentar o embelezamento e a atratividade dos cartões-postais da cidade, a exemplo da Colina do Santo Antônio; no Monumento aos Formadores da Nação, Oceanário e Maravilhoso Mundo da Criança, situados na Orla da Atalaia.