Prefeito Edvaldo entrega mais oito novos ônibus para o transporte coletivo da Grande Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
14/07/2022 11h35

O prefeito Edvaldo Nogueira entregou, na manhã desta quinta-feira, 14, mais oito ônibus para a capital sergipana. Os veículos farão parte da frota da Viação Atalaia e atenderão linhas de grande fluxo de passageiros na cidade, sendo elas a Marcos Freire II/Dia e Santa Maria/Mercado. Esta é a terceira entrega de novos veículos realizada em um mês pela administração municipal, totalizando 30 ônibus novos inseridos no sistema de transporte urbano da cidade. Ao fazer a entrega, Edvaldo afirmou que a iniciativa "representa o compromisso da Prefeitura com a mobilidade urbana, mas, sobretudo, com os trabalhadores que utilizam os serviços diariamente".

"Esse é um momento muito importante porque, apesar das dificuldades enfrentadas pelo sistema de transporte coletivo do país, em Aracaju, estamos conseguindo renovar a nossa frota. Entregamos 12 ônibus em junho, mais 10 na semana passada e, agora, mais oito, totalizando, somente em 2022, 30 novos ônibus ofertados para a população. Até o final de agosto, entregaremos mais 20, chegando a 50 novos veículos para o sistema de transporte urbano, fazendo uma importante renovação da frota e melhorando de maneira significativa os serviços, que passam a ter mais qualidade", destacou o prefeito.

Edvaldo lembrou que o processo de renovação da frota faz parte de um projeto maior,  para qualificar a mobilidade urbana da cidade e que integra o Planejamento Estratégico da gestão. "É um grande trabalho que iniciamos em 2017 e que inclui não somente a renovação da frota, mas diversas melhorias nos principais corredores de transporte da cidade,  nos terminais de integração, além da construção de um novo terminal. Além disso, neste processo de renovação, já chegamos a 101 novos ônibus para os aracajuanos. Então representa um compromisso da nossa gestão com a mobilidade urbana, mas, sobretudo, com os trabalhadores e trabalhadoras da nossa cidade que utilizam o transporte diariamente", afirmou.

Durante a entrega dos veículos, o gestor ressaltou, também, que, com a iniciativa, "Aracaju responde positivamente à crise enfrentada pelo sistema". "Aproveito para informar que ontem conseguimos a aprovação da ajuda de R$ 2,5 bilhões no Congresso Nacional para custear a gratuidade dos idosos no transporte coletivo, uma ajuda extremamente importante e que deverá chegar para os municípios, a partir de agosto. Não resolverá o problema de maneira definitiva, mas é uma grande ajuda para que o sistema respire e a gente possa investir mais no transporte coletivo urbano até o final deste ano", reforçou.

Acesso gratuito

Edvaldo anunciou, ainda, outra medida adotada pela Prefeitura de Aracaju para o transporte coletivo e que contempla os passageiros com Transtorno de Espectro Autista (TEA) e seus acompanhantes: o acesso a um cartão diferenciado para embarque no transporte coletivo. "Fico imensamente feliz de poder anunciar essa medida que representa uma conquista para as mães, pais ou responsáveis das crianças com Transtorno de Espectro Autista que utilizam o transporte coletivo. Agora, os passageiros com TEA que têm direito a gratuidade com acompanhante, poderão embarcar nos ônibus e seguir viagem não apenas na parte dianteira, mas também na parte traseira, passando pela catraca, com o cartão, tendo mais comodidade", detalhou.

Presente no ato, a dona de casa Joseane de Melo, comemorou a conquista. "É uma iniciativa maravilhosa porque agora eu poderei viajar sentada com a minha filha, com total segurança. Os motoristas costumam ser sempre cuidadosos, mas viajar em pé, com uma criança, na parte dianteira do ônibus, quando está muito cheio, nos colocava em risco. Agora, nós poderemos passar pela catraca e viajar atrás, com muito mais espaço. É uma ação perfeita e, com certeza, farei a troca do meu cartão, mesmo sendo opcional, porque uso o transporte diariamente. Agradeço muito porque a resposta da Prefeitura e da SMTT ao nosso pedido foi muito rápida", disse.

Renovação

Os novos veículos farão parte da frota da Viação Atalaia e serão distribuídos entre as linhas 040 - Marcos Freire II/Dia (4 carros) e 004 - Santa Maria/Mercado (4 carros). Todos os ônibus contam com tecnologia de ponta, incluindo trava de segurança nas portas que inviabiliza a partida enquanto elas estiverem abertas. Os veículos também atendem aos requisitos de acessibilidade, oferecendo  conforto e segurança aos passageiros.

"Nosso foco  sempre será colocar carros novos no sistema, que melhoram a qualidade do transporte. Esses veículos que foram entregues hoje se somam aos outros 22 que inserimos no sistema em junho e início de julho e eles já começam a operar nesta sexta-feira em duas linhas  que transportam um grande volume de passageiros, levando mais conforto para a população aracajuana e de toda a região metropolitana. Todos os veículos são zero quilômetro, modernos, com sistema de trava nas portas chamada de guarda-anjos, e que impedem o veículo de fazer sua viagem com as portas abertas. Também são veículos com assentos prioritários ampliados, na parte da frente e de trás, beneficiando a população como um todo", explicou o superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Renato Teles.