Mutirão de negociação acelera atendimento às famílias da 1ª etapa da Perimetral Oeste

Agência Aracaju de Notícias
15/07/2022 17h32

O Escritório de Atendimento à Comunidade da avenida Perimetral Oeste continua recebendo as famílias da primeira etapa da obra em reuniões de negociação. Na última quinta-feira (14), um mutirão foi realizado pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social de Aracaju e do Trabalho Técnico Social (TTS), para atendimento simultâneo da população, em reuniões individuais, para dar ainda mais celeridade às resoluções de questões relativas a indenizações e reassentamento das famílias residentes nas áreas que serão cruzadas pela avenida. 

A Perimetral Oeste passará por cinco bairros – Soledade, Bugio, Lamarão, Jardim Centenário e Santos Dumont – ligando a capital ao município de Nossa Senhora do Socorro pela zona Oeste. A obra integra o ‘Programa de Requalificação Urbana – Construindo para o Futuro, representando um investimento de R$ 100 milhões feito pela Prefeitura de Aracaju com recursos oriundos do financiamento conquistado pela gestão municipal junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

As famílias que já fizeram a adesão ao Bônus Moradia, a partir do aceite da proposta de reassentamento, já estão começando a receber o benefício pago pela Prefeitura de Aracaju. Segundo a técnica da Secretaria Municipal da Assistência Social, Alexandra Déda Freire, o pagamento acontecerá durante o período em que será construído o conjunto Residencial Lamarão. 

“Aproximadamente 30% do número de famílias da primeira etapa da obra da Perimetral que vão para o reassentamento, já foram atendidas e já receberam o bônus-moradia. Com esse benefício, as famílias podem alugar uma residência até que seja finalizada a obra do Conjunto Habitacional Lamarão ou utilizar como uma complementação de renda, caso escolham permanecer em residência de familiares. O pagamento é seguro, muito simples e as famílias já podem fazer a retirada. Até final de julho, queremos que 50% das famílias estejam com o pagamento concluído”, destaca.

De acordo com a assistente social Ayara Wanderley, da empresa Diagonal, contratada pela Secretaria Municipal da Assistência Social para desenvolver o Trabalho Técnico Social com as famílias do entorno da obra, o processo está correndo em bom ritmo, e as negociações têm avançado junto à comunidade. 

"Estamos unindo forças para atender da melhor forma essas famílias da primeira etapa. Realizamos uma ação in loco na última terça, no bairro Soledade, mobilizando a comunidade para o mutirão desta quinta, e iremos realizar outras ações, sempre com o objetivo de acolher e dialogar com as famílias, com celeridade, tendo em vista que as obras da primeira etapa estão prestes a começar", afirma Ayara.

Edenilson Souza Santos, de 27 anos, é morador do Loteamento Rosa do Sol, no bairro Soledade. Ele e sua esposa, Maria Clara, têm uma filha de quatro anos e aguardam o nascimento do próximo bebê, que está com quatro meses de gestação. A família será reassentada no conjunto Residencial Lamarão e destaca a importância dessa mudança, para um imóvel regularizado. 

“Estamos ansiosos pelo momento de receber nossa casa. A gente sabe que o período que ficaremos de aluguel vai ser de apreensão, mas é temporário. Acho que a avenida vai ser boa para a cidade e pra gente também vai ser vantajoso porque teremos algo legal, e vivíamos na ilegalidade. Então, até o momento, eu estou supersatisfeito com o trabalho das equipes que nos atenderam, me sentido bastante acolhido”, conclui o morador.