Secretaria da Fazenda inicia curso de formação para os novos auditores

Fazenda
18/07/2022 16h22

A Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) deu início, nesta segunda-feira, 18, ao curso de formação para os novos auditores de tributos da Prefeitura de Aracaju, empossados como servidores públicos ainda no início do mês. Nas próximas seis semanas, o grupo estará imerso em um universo de sistemas, legislações e todos os aspectos que envolvem a administração pública e a gestão fazendária da capital sergipana. 

O secretário da Fazenda de Aracaju, Jeferson Passos, abriu os trabalhos, tendo como tema da aula inaugural a visão institucional da Semfaz. 

“Trouxe um panorama da Secretaria, estrutura organizacional, a nossa função enquanto pasta que gere os recursos do Município e, assim, viabiliza a manutenção dos serviços de qualidade para a sociedade. Hoje, foi um momento de apresentação geral de algo que eles irão esmiuçar durante as próximas semanas. E, em breve, estaremos com este seleto reforço de profissionais para otimizar os diversos projetos que temos desenvolvido na Semfaz”, enfatiza Passos. 

O cronograma do curso de formação prevê aulas sobre Atendimento ao Contribuinte; Cadastro Mobiliário; Simples Nacional; Noções em Economia e Finanças Públicas; Administração Geral e Pública; Auditoria Fiscal; casos práticos envolvendo os tributos municipais, Imposto Sobre Serviço (ISS), Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI); além de toda parte teórica e prática dos sistemas utilizados pelo órgão. 

Um dos novos auditores de tributos da Semfaz, Silas Leano, empossado um pouco depois que os demais, falou sobre a expectativa para os próximos dias de curso. 

“Este será o momento de conhecer como as coisas funcionam para que, então, possamos contribuir, propor alguma melhoria, ajudar quem já está na ativa. É um período fundamental porque, mesmo que tenhamos estudado para o concurso, na prática, a gente precisa conhecer os sistemas, a metodologia da prefeitura, para que possamos trabalhar de forma agregadora com os demais colegas”, pontua o recém-empossado. 

O colega Diogo Correia também comentou sobre a perceptiva em conhecer as ferramentas que utilizará para executar seu novo trabalho. 

“A forma como o cronograma está montado vai nos dá uma visão bem geral de tudo que a Secretaria produz. Na aula de hoje, pudemos ver que o secretário tem várias propostas de melhorias, algumas já em andamento e acredito que, após a lotação definitiva nos setores, estaremos capacitados para dar início aos trabalhos efetivamente e contribuir com este trabalho”, afirma Diogo.