Prefeitura recebe doação do MPT de dois mil uniformes para alunos do Estação Cidadania

Agência Aracaju de Notícias
20/07/2022 15h22

Com o objetivo de combater o trabalho infantil em Aracaju, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), firmou parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), para a realização de ações de conscientização. Uma delas ocorreu nesta quarta-feira, 20, com a entrega de dois mil camisas doadas pelo MPT aos alunos que realizam atividades físicas, esportivas e de lazer no Estação Cidadania, no bairro Bugio. 

A camisa será utilizada como uniforme das crianças e adolescentes de todas as faixas etárias que participam de atividades no local, e traz a frase #ChegaDeTrabalhoInfantil, como parte da campanha do MPT de combate à exploração do trabalho infantil, forma de exploração considerada uma das mais danosas ao desenvolvimento individual. 

Esporte e lazer são duas atividades importantes para a promoção da educação, da mesma forma como podem auxiliar de maneira fundamental no combate ao trabalho infantil. 

De acordo com o secretário da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiessen, a mensagem será levada até mesmo para os lares dessas crianças, quando elas chegarem das atividades com o uniforme. 

“Com essa parceria, vários projetos estão sendo desenvolvidos, entre eles o ‘Construindo Valores’, que é um incentivo da escolinha de inclusão social de skate, basquete e voleibol, e essa uniformização dos nossos alunos nos projetos sociais. Serão mais de dois mil alunos, entre crianças, adolescentes e adultos que estarão uniformizados no Estação Cidadania. Então, quando uma pessoa dessa chegar na sua comunidade, no seu bairro, na sua família, vai levar essa mensagem. Criança não trabalha, é assim que tem que ser”, destaca o secretário. 

Ainda conforme Thiessen, a Prefeitura busca sempre oferecer oportunidades iguais de esporte, lazer e cultura para todos, pois essa é umas das frentes do combate ao trabalho infantil. “O poder público tem o dever constitucional de oferecer para essas crianças a possibilidade da prática esportiva, de recreação e do lazer”, acrescenta. 

O procurador do MPT, Raymundo Lima, reitera a importância do esporte e da educação física como aliados no combate ao trabalho infantil. 

“O MPT e a Sejesp se aliaram em cooperação para estimular a divulgação do tema com a campanha #ChegaDeTrabalhoInfantil, nesse projeto belíssimo que envolve toda a comunidade de Aracaju, em especial a do Estação Cidadania. A Sejesp está de parabéns por essa iniciativa que demonstra a responsabilidade e todo o interesse da secretaria com a promoção dos direitos das crianças, adolescentes e também dos adultos, dos idosos e de quem precisa ser integrado à sociedade, principalmente nesta pauta do esporte da educação física que, repito, são aliados do processo educacional e da construção de uma sociedade melhor”, reforça Raymundo.