Avanço da cobertura vacinal reduz em cerca de 90% a letalidade da covid em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
25/07/2022 11h02

A evolução da campanha de vacinação promovida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com uma ampla parte da população acima de 5 anos imunizada com, pelo menos, duas doses, permitiu uma redução expressiva, de aproximadamente 90%, na taxa de letalidade da covid-19, o que significa que a imunização é a forma mais eficaz de preservar vidas e deve ser levada com seriedade. Na capital, já se pode proteger, inclusive, com a quarta dose, para cidadãos acima de 18 anos.
 
A relação entre o aumento de pessoas imunizadas e a queda na taxa de letalidade por covid-19 é direta. Ao analisar os números, isso fica evidente. Em 2020, por exemplo, quando a pandemia teve início, a taxa de letalidade chegou a ser registrada em 1,64%. Em 2021, quando houve duas grandes ondas de contágio, o índice alcançou 2,11%. No entanto, o cenário foi sendo alterado na medida que a administração municipal começou a vacinar os aracajuanos.

“No momento em que as vacinas começaram a ser aplicadas, doses de reforço, chegamos a um índice, em 2022, de 0,51%. Isso significa dizer que, a partir do avanço da cobertura vacinal, tivemos uma queda de 57% no número de casos de Covid-19 e uma cada nos óbitos de 89,59%, o que demonstra que é extremamente importante que a população esteja vacinada e entenda que, nesse momento, ainda é necessário repetir a vacinação a cada quatro meses, uma vez que a ciência ainda está estudando a criação de um imunizante com duração maior”, explica a secretária da Saúde, Waneska Barboza.

Ajuda a compreender o bom resultado, também, o aumento da compreensão tanto do coronavírus, como as suas formas de transmissão, quanto da covid-19, ou seja, como a enfermidade age no nosso organismo, o que só foi possível através de pesquisas científicas realizadas ao redor do mundo, o que viabilizou a efetividade do tratamento e das medidas de segurança sanitária.

“Uma das coisas que contribuiu muito para que, em 2022, pudéssemos estar mais preparados para os casos que ainda chegam graves é a experiência acumulada pelas equipes, uma vez que, hoje, já se sabe melhor o que fazer, comparado com 2020 e 2021, quando estávamos aprendendo a lidar com uma doença nova. Além disso, Aracaju tem uma cobertura vacinal muito boa, sendo que mais de 86% da sua população acima de 5 anos tomou a primeira dose, mais de 82% com a segunda dose e 53% com a terceira”, aponta a secretária.

O fato indiscutível é que as vacinas são seguras e fundamentais para evitar a volta das mortes diárias na casa dos milhares, como nos meses de pico da pandemia no país.

“Com a vacinação, vemos claramente essa queda na taxa de letalidade. Mais uma vez, a ciência mostra que pode ajudar a população a combater as adversidades. Aracaju já tem liberado a quarta dose para pessoas acima de 18 anos e ampliando a vacinação também para crianças acima de 4 anos. Não tem porquê as pessoas não se vacinarem”, ressalta Waneska.