2ª Guerra: comissão define homenagens às vítimas dos bombardeios no litoral de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
22/07/2022 17h46

Durante reunião realizada na tarde desta sexta-feira, 22, na sede da Prefeitura de Aracaju, representantes da comissão cultural responsável pela organização dos eventos relacionados à memória dos 80 anos dos torpedeamentos ocorridos no litoral de Aracaju e que levaram à entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial definiram o roteiro para o evento que homenageará as vítimas, a ser realizado no dia 16 de agosto, às 17h, no Farol da Marinha, no bairro Coroa do Meio. 

Estiveram presentes, neste que foi o terceiro encontro para discutir os detalhes do roteiro e as responsabilidades de cada órgão, membros da administração municipal, Governo do Estado, da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, Universidade Federal de Sergipe, Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, Academia Sergipana de Letras  e da sociedade civil.

A data, que já é lembrada todos os anos pela Marinha, terá, pela primeira vez, uma programação voltada, também, à sociedade civil, em um esforço para preservação e resgate de importantes elementos históricos de Aracaju e resguardar a memória daqueles que faleceram nos torpedeamentos ocorridos na costa do município de Aracaju, em 15 de agosto de 1942.

"O prefeito Edvaldo Nogueira quer conferir a essa efeméride a importância que ela merece, com ações que vão eternizar esses heróis da nossa história”, explica o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia. 

Essa programação contará com uma série de homenagens, como a execução dos hinos nacional e do estado, e da canção dos expedicionários; descarga de fuzilaria; instalação de placa alusiva; projeção do nome de todas as 607 vítimas, ativação do canhão de luz do farol e atracamento de um navio de patrulha da Marinha na costa da capital. 

“A Capitania dos Portos de Sergipe tem sempre apoiado a disseminação da mentalidade marítima e o torpedeamento dos navios mercantes brasileiros na costa de Aracaju foi um fato marcante para a história do Brasil, que configurou a entrada do país na II Guerra Mundial. É uma grande oportunidade de prestar uma justa homenagem aos brasileiros que faleceram no conflito”, ressalta o capitão dos portos de Sergipe, Luciano Maciel Rodrigues. 

Para o escritor e jornalista Luiz Eduardo Costa, representante do Governo do Estado, a iniciativa é oportuna para mostrar a importância desse acontecimento ao Brasil.  

“Será uma solenidade com características militares por tratar de um evento de guerra, que foi o cenário mais trágico e sangrento relacionado ao Brasil, e aconteceu na nossa costa. É a respeito deste fato que faremos essa homenagem aos que perderam suas vidas, dando um brilhantismo maior a essa data simbólica”, afirma Luiz Eduardo.