Em alusão ao Dia dos Avós, Cras Jardim Esperança realiza atividades com idosos

Assistência Social e Cidadania
25/07/2022 16h28

Um dia inteiro de diversão. Foi com essa proposta alusiva ao Dia dos Avós, celebrado em 26 de julho, que o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Jardim Esperança, equipamento socioassistencial situado no bairro Inácio Barbosa, gerido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, proporcionou  aos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), nesta segunda-feira, 25, diversas atividades em um estabelecimento na praia da Aruana, zona sul da capital.

Os usuários integram o “Fraternidade Josefina”, um dos grupos de idosos da unidade. Todas as segundas-feiras, eles se reúnem no salão paroquial da igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Orlando Dantas - um dos bairros de abrangência do Cras - para participar das atividades socioeducativas, já que todos moram no mesmo bairro.

De acordo com a assistente social Evânia Santos, cerca de 26 usuários participaram do encontro com atividades lúdicas desenvolvidas entre uma assistente social, educadora social e oficineira.

“Buscamos trabalhar um dos eixos do Serviço para idosos que é a convivência social e comunitária, além de poderem conhecer novos espaços, fazerem novos amigos e terem momentos de lazer. É uma forma de, também, contribuir para o envelhecimento saudável, desenvolvimento da autonomia e da sociabilidade”, destaca Evânia.

Dentre as atividades, foram feitas dinâmicas em grupo, brincadeiras, oficinas de dança e de reisado, além do banho de mar.

A aposentada Elenita Ribeiro completará 70 anos no próximo mês e estava bem animada ao lado de suas companheiras. Ela faz parte do grupo do SCFV há mais de cinco anos.

“Gratificante. Foi um dia maravilhoso, diferente. Às vezes, ficamos em casa, pensando em coisas, doenças e, aqui, me traz muita paz em ver o coleguismo, o acolhimento dessas profissionais excelentes. Somos pessoas que freqüentam a igreja onde nos é ensinado a acolher e amor o próximo e isso é o que fazemos. O Cras faz parte da minha vida”, relata Elenita.

A pensionista Gislene Marques, 67 anos, está no grupo há mais de nove anos. Alegre, ela registrou os momentos de felicidade tirando várias fotos.

“Os passeios do Cras são sempre gratificantes. Hoje, foi maravilhoso. Estou feliz por comemorar o meu dia aqui. As meninas são muito atenciosas, simpáticas e prestativas. Tirei fotos desses momentos para ter boas lembranças. Espero que estejamos aqui revivendo todas essas belezas”, conta Gislene.

Sobre o SCFV

No âmbito da Proteção Social Básica (PSB), em todos os 17 Cras é ofertado o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos. Divididos em grupos por faixa etária, são desenvolvidas atividades que contribuem para o fortalecimento de vínculos familiares e do convívio comunitário, a prevenção de situações de risco social e a autonomia, neste último caso, dos idosos.