Curso de formação para os novos auditores de tributos entra na segunda semana

Fazenda
25/07/2022 17h12

O curso de formação para os novos auditores de tributos da Prefeitura de Aracaju entrou em sua segunda semana de realização. Depois de conhecerem os sistemas utilizados na gestão fiscal da capital, as particularidades de cada área técnica da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) e ter um contato mais aprofundado com as experiências práticas, através da troca com os auditores veteranos, os novos servidores públicos entrarão em um conteúdo mais teórico, que será ministrado por especialistas trazidos pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca responsável pelo último concurso. 

Durante as próximas duas semanas, o cronograma passará por temáticas como Administração Geral e Pública, Noções em Economia e Finanças Públicas, Auditoria Fiscal Municipal com foco no Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

“Iniciamos um conteúdo mais geral, que foca em assuntos teóricos e de total importância para o desenvolvimento das atividades diárias de um auditor de tributos. Os profissionais que estão conduzindo esta etapa são gabaritados, selecionados pela Cebraspe, e, ao final, será aplicada uma prova objetiva que avaliará os conhecimentos passados”, informa o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos. 

O novo auditor de tributos Bráulio Livio contou que tem visto de forma muito positiva este momento do curso de formação.

“Achamos que seria algo mais teórico, mas já tivemos muito contato com o conteúdo prático, discussões sobre a vivência, principalmente com os colegas veteranos. Cada um, à sua forma, tem dado uma contribuição importante para a nossa formação. Estamos ansiosos para colocar a mão na massa, mas aproveitando este momento de conhecimento e aprendizagem”, descreve Bráulio.