Prefeito Edvaldo autoriza recuperação das calçadas das avenidas Otoniel Dórea, Ivo do Prado e Rio Branco

Agência Aracaju de Notícias
27/07/2022 11h29

O prefeito Edvaldo Nogueira autorizou, na manhã desta quarta-feira, 27, o início da recuperação da calçada situada entre as avenidas Otoniel Dórea, Ivo do Prado e Rio Branco, no Centro de Aracaju. Com investimento superior a R$ 5 milhões - recursos próprios da Prefeitura -, o projeto será executado por etapas e incluirá a reforma e reforço estrutural do passeio, para garantir a segurança e o conforto dos pedestres que circulam pela região, diariamente. Além disso, também será implantada ciclovia no trecho entre o Largo da Gente Sergipana e o Espaço Zé Peixe, ampliando a mobilidade na capital sergipana.

"Esta é uma obra que já estávamos estudando há algum tempo. Há cerca de um ano e meio, mais ou menos, apareceram algumas fissuras na calçada e problemas na estrutura deste calçadão, que vai da Otoniel Dórea até a Beira Mar. A partir disso, demos início à contratação de empresas para fazer os estudos, juntamente com a Defesa Civil, e começamos a construir o projeto, a buscar recursos. Agora, com o projeto pronto e com os recursos garantidos, recursos próprios da Prefeitura, iniciaremos este trabalho que é muito importante e que, de fato, precisa ser feito", destacou o prefeito.

Ao falar sobre a importância da obra, o  gestor ressaltou que, além da recuperação, o calçadão será ampliado. "Vamos ampliar a extensão da calçada, em 65 centímetros, e implantar uma ciclovia. Estamos estudando a possibilidade de avançar com esta ciclovia, do Largo da Gente Sergipana até a praça do Mini-Golfe, mas, em virtude do estreitamento, não sabemos ainda se será possível. Ainda assim, até o trecho de embarque do Tototó, nós conseguiremos. Portanto, é uma obra muito importante, que sempre tive vontade de realizar, enquanto prefeito da cidade", frisou.

Edvaldo salientou, ainda, que a recuperação do passeio das avenidas Otoniel Dórea, Ivo do Prado e Rio Branco, representa "o início do projeto de revitalização do Centro da cidade". "Esta obra é o pontapé inicial de um planejamento maior, que estamos acalentando há anos, que é a revitalização de todo o Centro. No próximo ano apresentaremos um projeto macro para essa região, que necessitará de um volume grandioso de recursos, mas toda caminhada começa com um primeiro passo e nós estamos dando hoje, resolvendo um problema histórico e pondo fim à insegurança que as pessoas tinham ao transitarem por este calçadão, porque toda a estrutura será reforçada", reiterou.

Já nesta quarta, um trecho de, aproximadamente, 800 metros, entre o Largo da Gente Sergipana e a área próxima ao Espaço Zé Peixe, recebe as primeiras intervenções. Elas consistem na revitalização de toda a parte de sustentação da calçada, que está danificada, e substituição do piso existente.

Execução

Na primeira fase de execução da obra, as equipes se concentrarão em produzir as placas de concreto pré-moldado que serão utilizadas para o reforço da estrutura de toda a extensão da calçada. Esta etapa se estenderá pelos primeiros 30 dias e ocorrerá no canteiro de obras da empresa contratada. Durante o processo de fabricação das placas, a área será isolada para garantir a segurança dos condutores e pedestres.

Após esse período, será iniciado o processo de instalação das peças, em todo o passeio, para posterior prosseguimento dos serviços que incluem a substituição das ferragens, ampliação do passeio, recuperação da balaustrada, pavimentação da calçada, acessibilidade, implantação de bancos e de iluminação. Também será realizada pintura, construção de meio-fio e implantação de grama.

"Vamos recuperar todo esse passeio, desde o Museu da Gente Sergipana até o embarque do Tototó. Há algum tempo as pessoas vêm mostrando que essa calçada está cedendo, então, preocupados com a segurança  dos aracajuanos, sergipanos e turistas que passam por aqui diariamente, priorizamos essa obra. Já fizemos uma avaliação e constatamos que não há grande risco estrutural, mas é necessário recuperar, então, a partir de hoje, vamos isolar toda a área e iniciar a fabricação das vigas de concreto. Nesta primeira fase, as pessoas não verão o trabalho acontecer aqui por causa desta produção, mas já isolaremos para assegurar que as pessoas transitem com segurança. Nossa previsão é concluir em quatro meses", detalhou o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari.