Novas praças transformam o visual da cidade e proporcionam lazer e bem-estar à população

Agência Aracaju de Notícias
28/07/2022 16h18

Com o Programa de Requalificação Urbana - Construindo para o Futuro, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), tem trabalhado na construção de dez praças com o objetivo de promover lazer e qualidade de vida à população aracajuana.  

O recurso, conseguido através de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), possibilitou, até o momento, a construção das praças 1, 2, 5, 7 e 10, no bairro 17 de Março. Em processo de conclusão estão, ainda, as praças 1 e 2, no Santa Maria; 3, 8 e 9 também no 17 de Março. Ao todo são investidos mais de R$ 9 milhões.

Com áreas verdes, iluminação de LED, quadra de esportes, academia ao ar livre e parque infantil, as praças estão transformando a realidade dos moradores dos bairros contemplados.

De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, esse é o tipo de investimento que não se pode esquecer, pois as praças são importantes locais de socialização para a comunidade. “Elas fazem com que a cidade grande se transforme numa cidade pequena porque você acaba se conectando com os vizinhos. É um tipo de investimento que não se pode esquecer porque você tem que fazer com que a população tenha um local para socializar”, considera.

Para a construção de importantes obras como essas, é necessário, além de um amplo investimento financeiro, um importante trabalho de planejamento estratégico, para que sejam identificadas as necessidades de cada comunidade e, assim, sejam implementadas as melhores soluções.

“Os arquitetos da Emurb sabem que, antes de fazer qualquer praça, tem que visitar o local, ver a condição que a praça tem, se ela é inclinada, se ela é plana e o que vai ser proporcionado. Muitas vezes, há uma conversa com a redondeza para saber o que as pessoas esperam. Se tiver com muita pessoa idosa, tem que dar mais espaço para a pessoa sentar para fazer algum jogo; se tem muita criança, você tem que aumentar a quantidade de equipamentos para criançada”, explica Sérgio Ferrari.

Primeira infância

Além do BID, outra parceria que está sendo fundamental para o planejamento e execução das praças é a Urban95. Criada pela Fundação Bernard van Leer, a Urban95 atua na promoção de estratégias de mobilidade, programas e serviços destinados à primeira infância (0 a 6 anos).

Escolhida em 2022 para ingressar ao Urban95, a cidade de Aracaju integra uma rede de 24 municípios no Brasil que estão planejando suas políticas, seus espaços e serviços com o olhar voltado à primeira infância.

“O design e o projeto das praças foi muito debatido pela Emurb, Fundação van Lerr, que é uma fundação holandesa que trabalha com crianças e IAB [Instituto de Arquitetos do Brasil]. A praça ideal é a praça que tem o tamanho que congrega as três coisas: o espaço para criança, para o adulto e para o idoso”, afirma Ferrari.

Programa de Requalificação

Com o investimento de mais de R$400 milhões conseguidos por meio de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Programa de Requalificação tem o objetivo de realizar intervenções urbanísticas e sociais com o intuito de estimular o desenvolvimento econômico e social da cidade. Além das praças, estão previstas, ainda, a construção de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), um Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), uma Casa Lar, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e a avenida Perimetral Oeste, que ligará Aracaju à cidade de Nossa Senhora do Socorro.