SMTT participa de capacitação sobre uso de dados abertos do transporte público

Transporte e Trânsito
01/08/2022 13h06

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju participa, durante os meses de agosto e setembro, de oficinas de capacitação sobre uso de dados abertos para gestão do transporte público.
 
Os cursos fazem parte da segunda fase do projeto AcessoCidades, iniciativa criada com o objetivo de qualificar as políticas de mobilidade urbana no Brasil. Ao todo, serão 11 oficinas virtuais voltadas para técnicos e gestores com conhecimento estratégico nessa área.

O superintendente da SMTT, Renato Telles, que participa da primeira oficina, avalia como importante a capacitação sobre o uso de dados abertos para a melhoria da mobilidade urbana dos municípios.

"Além da troca de experiências entre os municípios, profissionais especializados estarão capacitando os gestores e técnicos sobre o uso e disponibilização de dados abertos, seja na coleta ou no consumo. Disponibilizar os dados sobre o transporte público é de grande importância porque serve de subsídio para que universidades, pesquisadores e empresas façam uso desses dados para apresentar soluções e ferramentas, para melhoria da mobilidade urbana e em outras áreas", explica Telles.

Nessa fase de capacitação, 62 municípios, distribuídos em 20 estados, foram selecionados para participar das oficinas, dentre eles Aracaju, representando o Estado de Sergipe. Os municípios de Maceió (AL), Salvador (BA), Natal (RN), Fortaleza (CE), São Luiz (MA), Recife (PE), Rio Branco (AC), Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) também estão entre os contemplados para participar das oficinas.

As cidades selecionadas cumpriram requisitos necessários no primeiro ano de projeto, como planejamentos estratégicos, mapeamento do uso de dados abertos, estudos de replicabilidade de boas práticas em mobilidade e acessibilidade.

As oficinas foram construídas a partir das demandas levantadas na fase de mapeamento de dados abertos, e serão divididas em dois módulos: o primeiro tem foco nos aspectos fundamentais para o desenvolvimento de uma estratégia de gestão de dados de transporte público; o segundo será voltado para operacionalização da gestão de dados.

Projeto AcessoCidades

O AcessoCidades é uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP/Brasil) em parceria com a Confederación de Fondos de Cooperación y Solidaridad (Espanha) e a Associazione Nazionale Comuni Italiani (Itália), com cofinanciamento da União Europeia.
 
O projeto objetiva qualificar as políticas de mobilidade urbana no Brasil a partir da troca de experiências entre cidades e da capacitação de municípios no uso de dados abertos para o planejamento de transportes.

Com duração total de três anos, entre 2021 e 2023, o projeto está dividido em quatro eixos de atuação: governança; diagnóstico e capacitação; planejamento e viabilização de boas práticas; e engajamento. Concluídas as etapas do projeto será possível desenvolver ações que tragam desenvolvimento e qualidade para o transporte público e mobilidade urbana do país.