Prefeitura inicia reforço pedagógico para alunos do 2º ao 6º ano do Ensino Fundamental

Agência Aracaju de Notícias
01/08/2022 12h36

Com o objetivo de reduzir os prejuízos causados à aprendizagem de estudantes durante a pandemia da covid-19, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), iniciou, nesta segunda-feira, 1º, o reforço pedagógico para os alunos do 2º ao 6º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs).
 
Ao todo, 2.124 alunos da rede municipal passarão pelo processo que visa a recomposição da aprendizagem. As aulas acontecem em 30 escolas polos, as quais contemplam os alunos da própria unidade e de outras da rede no mesmo bairro.

O foco da ação está voltado ao processo de leitura e escrita dos estudantes, e foi a partir das avaliações diagnósticas dos níveis de aprendizagem realizadas no mês de julho que a Semed conseguiu identificar aqueles que mais necessitam do reforço para avançar na alfabetização.

“As avaliações diagnósticas e de leitura foram capazes de nos mostrar os alunos que estavam avançando em um ritmo mais lento na aprendizagem e, então, pensamos em um reforço específico para esses que estavam em uma situação mais crítica”, explica o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu. 

De acordo com a assessora da Coordenadoria de Ensino Fundamental, Jamilly Menezes, os alunos foram classificados em dois níveis: o nível 1 aqueles, em que estão os que não sabem ler; e o nível 2, de leitores de sílabas.
 
A assessora aponta que a avaliação diagnóstica identificou alguns alunos do 5º e 6º ano que já deveriam saber ler e escrever com fluência, sem conseguir identificar letras e juntar sílabas. “Alguns desses alunos estão no nível inicial da alfabetização, mas esperávamos que estivessem lendo sílabas ou palavras”, revela Jamilly. 
 
Segundo o diretor de Ensino Básico da Semed, Evilson Nunes, o reforço poderá ajudar os alunos a dar “os primeiros passos no domínio da habilidade de leitura”. Após as aulas, explica ele, a Semed avaliará, de maneira interna, até o dia 19 de agosto, os avanços e ganhos pedagógicos dos estudantes pós-reforço. 

Adesão

Um dos polos do reforço escolar é a Emef Papa João Paulo II, localizada no bairro Santa Maria, zona Sul de Aracaju. Além de receber os estudantes matriculados na instituição, a unidade também contempla alunos da Emef Professor Laonte Gama da Silva, localizada no mesmo bairro. 

A diretora da Emef Papa João Paulo II, Silvana dos Santos Silva, conta que a iniciativa teve adesão total dos pais de alunos. 

“Os pais trouxeram seus filhos para o reforço escolar porque eles reconhecem que são alunos da pandemia, e ainda serão. Então, reforçar esses alunos que não tiveram o desenvolvimento que a gente esperava, mas que sabemos que têm potencial, é muito importante”, destaca a diretora. 

Ensino especializado 

Cada turma conta com até dez alunos. Desta forma, os professores poderão atuar de maneira mais individualizada, auxiliando cada aluno de maneira específica, a partir de suas dificuldades particulares. Além disso, de acordo com a coordenadora de Ensino Fundamental, Patrícia Tavares, as aulas seguem um formato lúdico e descontraído, para garantir atividades mais prazerosas aos estudantes que passarão duas semanas de férias em reforço. 

“As turmas são menores, possibilitando que os professores trabalhem de forma mais individualizada, planejando a rotina de aula de forma mais lúdica, para que os alunos se sintam confortáveis de estar na escola e que desenvolvam melhor a aprendizagem. É importante trazer a ludicidade para a sala de aula porque é bom lembrar que essas duas semanas não serão de recuperação ou castigo para os alunos. Eles estão fazendo um reforço para sair desse nível de aluno não leitor para o próximo”, explica Patrícia. 

A leitura é considerada uma etapa decisiva no processo de alfabetização e letramento das crianças. A partir dela, os estudantes passam a ter base para aquisição de todas as outras habilidades. Como suporte pedagógico desta ação, a Semed entregou cadernos didáticos do Programa Educaju e orientou os gestores escolares acerca da metodologia recomendada. 

“Esse reforço é indispensável. O objetivo é que o aluno retorne para o segundo semestre melhor do que ele acabou o primeiro. Ele não precisa necessariamente estar igual aos outros alunos, mas ele precisa ter passado por um processo de amadurecimento da aprendizagem porque se a gente reforçar, agora, a leitura e a escrita, ele terá condição de se desenvolver ainda mais. O reforço está acontecendo num formato bem personalizado, as turmas estão pequenas, para que os professores tenham a possibilidade de, com material e orientação pedagógica específica, trabalhar basicamente o que cada aluno precisa”, destaca Patrícia.