Prefeitura promove exposição fotográfica de moradores do Santa Maria e 17 de Março

Assistência Social e Cidadania
02/08/2022 17h22

Moradores dos bairros Santa Maria e 17 de Março expressaram, em registros fotográficos, seus olhares sobre os equipamentos públicos que estão sendo construídos pela Prefeitura de Aracaju nestas localidades. Essa produção resultou na exposição “Olhares Voltados ao Patrimônio Público”, realizada nesta terça-feira, 2, no espaço anexo ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Maria Diná, no 17 de Março.

A atividade compõe as aulas da “Oficina de Fotografia sobre os Equipamentos Públicos”, executada pelo Projeto de Trabalho Social (PTS), desenvolvido, acompanhado e monitorado pela Coordenação da Área Social (UCP), da Secretaria Municipal da Assistência Social.

A iniciativa integra o “Programa de Requalificação Urbana – Construindo para o Futuro”, amplo pacote de investimentos em infraestrutura na capital sergipana com recursos do financiamento de mais de R$ 400 milhões, conquistados pelo Município, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

As aulas, iniciadas no dia 26 de agosto, acontecem na Unidade de Qualificação Profissional da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (UQP/Fundat), no bairro 17 de Março, com previsão para ser concluído na próxima quinta-feira, 4. 

A psicóloga Vivian Andrade é uma das profissionais que fazem parte do PTS. Segundo ela, a atividade corresponde ao eixo de ação “Educação Ambiental e Patrimonial”, um dos recortes trabalhados dentro do Projeto.

“Com a Oficina, conseguimos sensibilizá-los sobre o cuidado e valorização dos equipamentos. É preciso zelar pelo patrimônio público porque são espaços utilizados por eles. Durante as aulas, os alunos se dedicaram bastante. Nas fotos, é possível perceber que eles tiveram todo o cuidado, observando detalhes que passam despercebidos por nós e que eles tiveram outro olhar”, destaca Vivian.

Crianças e adolescentes usuárias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras do 17 de Março e o projeto “Caravana da Esperança” mantido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) no bairro, prestigiaram e exposição.

Cerca de 15 pessoas participam da oficina, como a estudante Ana Luísa Silva, moradora do loteamento Paraíso do Sul. Ela gosta da área da fotografia, principalmente da cinematografia, por esse motivo, se inscreveu na oficina.

“É algo que gosto bastante e, quando vi a oportunidade de me aprimorar, obter experiências e a certificação, resolvi fazer. Consegui pegar alguns detalhes como bancos quebrados por conta do mau uso da comunidade e mostrar isso para chamar a atenção da população sobre o cuidado que devemos ter”, relata Ana Luísa. 

O estudante Pedro Luiz Feitosa, morador do loteamento Padre Pedro, já faz alguns trabalhos na área. Ele já possui um conhecimento básico sobre a fotografia e se surpreendeu com a oficina.

“Fotografia, para mim, é uma arte, apaixonante. Quando vi essa oportunidade, fiquei um pouco receoso achando que aprenderia o básico, mas não, superou minhas expectativas. É gratificante ver que o professor conseguiu aprimorar o meu olhar ainda mais. Estou apaixonado pelas minhas fotos e estou muito grato pelo Curso”, conta Pedro. 

Nova exposição

A exposição fotográfica também acontecerá nesta quarta-feira, 3, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Roberto Paixão, no bairro 17 de Março, com início às 9h.