Defesa Civil de Aracaju retoma encontros presenciais com Nupdec do Soledade

Defesa Civil
04/08/2022 17h22

A Defesa Civil de Aracaju, vinculada à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou, na tarde desta quinta-feira, 4, uma reunião com o Núcleo de Proteção e Defesa Civil da Comunidade (Nupdec) do bairro Soledade, para estreitar as relações com a comunidade, principalmente em áreas que possuem algum risco.

Durante o encontro, que ocorreu no Conselho Comunitário do Grupo de Mulheres Artesãs, as demandas da comunidade foram apresentadas pelos membros do núcleo. Também foram repassadas as ações desenvolvidas pela Defesa Civil referentes às demandas anteriores, junto à comunidade.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, ressalta que o grupo dialoga com órgão de forma permanente. "Através desse contato, reforçamos medidas preventivas contra riscos, seja com as demandas repassadas pelos moradores da localidade ou por meio da iniciativa dos membros do Nupdec, que são multiplicadores de boas práticas nas suas comunidades", pontua.

De acordo com a assistente social da Defesa Civil, Sheila Rollemberg, o encontro é importante, também, para mostrar o trabalho desenvolvido pelo órgão.

"Temos o grupo no Whatsapp e sempre recebemos essas demandas que a equipe acolheu, avaliou e fez a vistoria. Hoje, damos esse retorno ao Nupdec, para que eles possam ver o que a Defesa Civil está fazendo na comunidade", explica Scheila.

A coordenadora do núcleo do bairro Soledade, Maria Gilenilde Barboza, comemora a retomada das reuniões presenciais, que haviam sido suspensas em razão das restrições impostas pela pandemia do coronavírus.

"Estou muito feliz. Há muito tempo não temos essa reunião presencial, com todos juntos. Esse encontro foi bem proveitoso", frisa Maria. 

As demandas apontadas durante a reunião são acolhidas pela equipe e devidamente analisadas, para a realização dos encaminhamentos necessários ou esclarecimentos. O calendário de atividades com os Nupdecs leva em consideração as particularidades e possibilidades de cada comunidade.