Construção de novas praças no 17 de Março e Santa Maria gera expectativa nas comunidades

Agência Aracaju de Notícias
05/08/2022 11h40

Aracaju tem recebido novos espaços de lazer e convivência. Exemplo disto é construção das praças 3 e 9, do bairro de 17 de Março, e as praças 1 e 2, no bairro Santa Maria. As obras, realizadas pela Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), fazem parte do Programa de Requalificação - Construindo para o Futuro, e foram projetadas para os mais diversos públicos e faixas etárias, oferecendo às comunidades importantes locais de socialização, prática de esportes e de contato com a natureza.

Erguidas por meio do financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), essas praças têm sido bem aceitas pela a população que reside nessas comunidades.

Hugo Silva vive próximo ao local onde estão sendo construídas as praças 1 e 2, no bairro Santa Maria. Ele conta que as praças trarão muitas vantagens.

"É bom para a comunidade, para o lazer, para as crianças, para os adultos porque antes, o local era ruim, acumulava lixo. O que estão fazendo aqui é bom demais", exalta Hugo.

Assim como ele, a dona de casa Ingrid Rejane, mãe de uma bebê de 7 meses, aprovou a construção das novas praças e ressaltou a importância desses espaços para desenvolvimento das crianças.

“Vai criar lazer não só para as crianças, mas para as pessoas que vão [às praças] sentar e conversar. Ter praças é bom porque gera lazer e divertimento, além de ser o futuro das crianças no bairro. Antes, os locais acumulavam lixo, dava escorpião. Haviam muitos bichos aqui, agora, depois dessas praças, o bairro vai ficar até mais bonito”, afirma Ingrid.

Todas as praças são projetadas e construídas em parceria com a Urban95 que atua para promover estratégias de mobilidade, programas e serviços destinados à primeira infância (0 a 6 anos), dedicando espaço adequado para as crianças dentro dessa faixa-etária.

“Eu acho de suma importância. As crianças não ficam tão ociosas. Elas vêm para a praça, brincam. Inclusive, meu filho, de 2 anos, basta sair de casa e encontrar uma praça que já é motivo de alegria e muita diversão; aproveita todo o espaço”, relata Gisleide Santos, mãe de Ruan Gabriel, que estava aproveitando a estrutura de uma das praças do bairro 17 de Março que já está finalizada.

Rosimeire Jesus também reside no bairro 17 de Março. O local é um dos que mais foram contemplados com as praças que fazem parte do Programa de Requalificação - Construindo para o Futuro. Até o momento, já foram inauguradas as unidades 1, 2, 5, 7 e 10 e, em processo de finalização, estão as 3, 8 e 9. Esse contato inicial com as praças já tem transformado a rotina dos moradores.

“As praças aproximam as famílias, as crianças se aproximam umas das outras para ficarem juntas, brincando. Quando acaba o culto, a gente vai direto à praça e se diverte muito”, conta Rosimeire.