SMS implanta vacina contra a febre amarela na rotina do calendário de vacinação

Saúde
05/08/2022 14h11

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou reunião com os profissionais da saúde para alinhar a implantação da vacina contra a febre amarela na rotina de vacinação, a partir da próxima segunda-feira, 8, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“É importante ressaltar que, neste primeiro momento, elegeu-se como prioridade inserir a vacinação das crianças de 9 meses a menores de 5 anos, não vacinadas ou sem comprovação de vacina. Deve-se administrar uma dose a partir dos 9 meses de vida e uma dose de reforço aos 4 anos de idade. Após essa idade, todas as pessoas que necessitam se deslocar para áreas de risco recebem dose única, que confere proteção ao longo da vida”, explica a referencia técnica da Rede de Frio da SMS, Sara Vasconcelos. 

Viajantes

Para as pessoas que precisam viajar para áreas de risco, ou que farão viagens internacionais, é necessário comprovação por meio de cópia da passagem aérea ou rodoviária, da reserva de hospedagem, inscrição de evento ou, ainda, um comprovante de residência, caso a viagem seja para casa de familiares que residem nessas áreas. 

“No momento da vacinação, também é necessário apresentar documento de identificação, comprovante de residência de Aracaju e cartão de vacina. Lembrando que, para que haja uma resposta imune com a vacinação contra a febre amarela, é importante que a pessoa busque o serviço com o prazo mínimo de dez dias de antecedência à viagem”, enfatiza Sara.
 
Seguindo o Ministério da Saúde, não podem se vacinar contra a febre amarela: pessoas com 60 anos ou mais; gestantes; crianças menores de 9 meses de idade; lactantes; pessoas com alergia grave ao ovo; pessoas que vivem com HIV e que têm contagem de células CD4 menor que 350; pessoas em de tratamento com quimioterapia/ radioterapia; pessoas portadoras de doenças autoimunes; pessoas submetidas a tratamento com imunossupressores (que diminuem a defesa do corpo).

Para a enfermeira e referência técnica da UBS Hugo Gurgel, Jamile Carolina da Silva, esse reunião foi de grande importância.

“Toda dinâmica que tivemos foi bastante enriquecedora para a prática no dia da vacinação. Reuniões como essa, principalmente para nós profissionais da linha de frente da Saúde, somam ainda mais, para estarmos preparados para atender toda população”, avalia Jamile.