Horto Municipal recebe visita de estudantes de Engenharia Florestal da UFS

Meio Ambiente
04/08/2022 17h03

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, segue promovendo ações de educação ambiental para os jovens da capital. Assim, na tarde desta quinta-feira, 4, foi realizada uma visita guiada ao Horto Municipal de Aracaju com os estudantes do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Além do aprendizado, os visitantes puderam conhecer todo o processo de produção de mel, minhocário, jardim sensorial, reciclagem de resíduos, além de visitarem as estufas do Horto, onde são produzidas e armazenadas mudas ornamentais e florestais plantadas em avenidas, canteiros, praças e escolas públicas da capital e que contribuem com o paisagismo da cidade. Com isso, também foi passado aos jovens algumas técnicas e práticas de plantio e produção de mudas.

“O Horto é uma estrutura que tem muitos aspectos positivos para que possam ser analisados e serem vivenciados pelos estudantes, como o meliponário, que mostra a importância das abelhas na polinização das nossas árvores e na biodiversidade, a produção de mudas através das estufas, com a produção ampliada e alta capacidade de produzir mudas de qualidade para fortificar a arborização da cidade, e o circuito de educação ambiental, ou seja, é um conjunto integrado do dia a dia dos profissionais que trabalham no espaço, que permite os estudantes terem uma noção de vivência prática do que a Sema faz na cidade e mostra que eles podem ter um papel técnico muito relevante para a cidade também”, ressalta o secretário municipal do meio ambiente, Alan Lemos.

O professor do Departamento de Engenharia Agronômica da UFS, Marco Antônio Querol, frisa que, na disciplina que os estudantes estão cursando (Sociologia Rural), visa entender os problemas presentes no campo, mas a ideia foi de realizar a visita ao Horto para conhecer um pouco do trabalho do engenheiro florestal na cidade.

“Eles puderam observar a importância da questão da arborização e toda a cadeia de produção e plantio, desde onde vêm as mudas, como elas são produzidas, os matrizeiros, a parte das mudas medicinais e ornamentais, portanto, podendo conferir todo o processo e a atuação do engenheiro florestal não somente na zona rural, mas também na zona urbana, e mostrando que todo o trabalho que a Sema realiza no Horto é essencial para o avanço de áreas verdes na cidade e trabalhando próximo a criança através da educação ambiental, para reconhecer a importância de ter um ambiente sustentável desde o início” conclui o professor. 

O estudante Antônio Mendes destaca que “foi uma visita extremamente importante porque priorizou o tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão, e de certa forma, tivemos um contato com alguns profissionais da área, no qual agregaram bastante conhecimento sobre o que pode ser o curso e o que pode ser da profissão após formados”. 

A visita teve o intuito não só de apresentar as dependências, mas também mostrar o trabalho realizado pela Sema para a cidade de Aracaju e ensinar aos jovens presentes, de modo a acolher e absorver novos conhecimentos, sobre diferentes abordagens da área na qual estudam, podendo aplicar em futuras experiências profissionais.