Em audiência no TCE, Prefeitura dialoga com gestão do Hospital Santa Isabel

Saúde
05/08/2022 19h34

Nesta sexta-feira, 5, em audiência no Tribunal de Contas do Estado (TCE), a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, acompanhada de sua equipe técnica, se reuniu com a Secretaria de Estado da Saúde e a equipe diretiva do Hospital e Maternidade Santa Isabel, a fim de deliberar sobre a regularização dos serviços contratualizados pelo município. A audiência foi presidida pela corregedora-geral Maria Angélica Guimarães, e a conselheira Susana Maria Fontes Azevedo. 

Nas últimas semanas, o Município e o Hospital Santa Isabel têm mantido tratativas, alinhadas em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde, no sentido de reformular a oferta dos serviços e encontrar soluções viáveis para todos, com foco na assistência plena à população. 

“Sabemos que o hospital está com dificuldade de completar as escalas de algumas especialidades, principalmente as dos anestesistas, que passam diretamente, tanto no atendimento da rede de urgência, como também no atendimento das cirurgias eletivas. E isso, de certa forma, causa um impacto na assistência, que é prestada tanto no município de Aracaju, quanto pela Secretaria de Estado”, afirma a secretária Waneska Barboza. 

Para tentar encontrar soluções que garantam o atendimento dos pacientes e para a carteira de serviços que a entidade dispõe, o Município irá analisar as novas propostas que o hospital e maternidade apresentou. Ainda assim, contar com a intermediação do TCE, na resolução dessas questões demonstra a importância do diálogo entre os envolvidos. 

“É extremamente essencial que o Tribunal de Contas possa ser um parceiro, no sentido de promover essas articulações, para que a gente transforme tudo isso em prestação de serviço, de forma qualificada. O diálogo sempre vai ser importante, para que a gente possa escutar o outro, saber quais são suas dificuldades, as suas necessidades e poder ajudar naquilo que for possível com essa troca de experiência”, considera Waneska Barboza.