Covid-19: Aracaju completa um mês vacinando com 4ª dose pessoas com 18 anos ou mais

Saúde
15/08/2022 11h21

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), completou, no último domingo, 14, um mês aplicando o segundo reforço (ou quarta dose) contra a covid-19, para toda população com 18 anos ou mais. São esperadas 296.729 pessoas para completar essa etapa da imunização. 

De acordo com último levantamento do Programa Municipal de Imunização, até o momento, 54,13%, o que equivale a 160.636 do público com idade a partir de 18 anos ou mais, recebeu a quarta dose. 

“Foram desenvolvidas várias estratégias, desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19. Com o avanço da vacinação, conseguimos conter o aumento da pandemia, entrando em um estágio de maior estabilidade, com a diminuição dos quadros graves da doença e dos óbitos. Manter o esquema vacinal atualizado é fundamental para não termos uma nova onda”, explica a secretária da saúde, Waneska Barbosa.

Cobertura vacinal

É fundamental manter a cobertura vacinal alta, para diminuir a circulação do vírus. “Cobertura vacinal alta significa mais de 90% da população vacinada de forma correta, ou seja, com o esquema vacinal completo e as doses de reforço em dia. Como ainda não foi desenvolvido um imunizante que garanta a proteção em longo prazo, é necessário manter as doses de reforço atualizadas”, enfatiza a coordenadora de Imunização, Larissa Ribeiro.

Ainda há um alto índice de circulação do vírus, então tomar as doses de reforço é preponderante. A vacina é uma questão de saúde pública, o único meio eficaz de evitar os quadros que necessitam de internação ou que possam levar a óbito.

Pontos de vacinação

As vacinas utilizadas na campanha contra a covid-19 estão sendo ofertadas para toda população vacinável, a partir dos 3 anos, de acordo com os intervalos necessários para cada aplicação. São 45 salas de vacina abertas, sendo 41 delas funcionando das 8h às 16h e outras quatro das 8h às 18h. 

Além das Unidades Básicas de Saúde (UBS), qualquer pessoa apta a se vacinar, que está na capital, mesmo sem ser residente, pode se vacinar também nos shoppings: Aracaju Parque, Riomar e Jardins, no horário das 8h às 17h. O drive, montado no Parque da Sementeira, fica aberto para vacinação, das 8h às 13h, assim como o Carro da Vacina, que durante essa semana está fixado na praça General Valadão, no Centro. Todos os pontos funcionam de segunda a sexta-feira.