Guarda Municipal de Aracaju realiza ação social para população em situação de rua

Guarda Municipal
16/08/2022 17h12

A Prefeitura de Aracaju, através da terceira edição do The Street Store, proporcionou, na segunda-feira, 15, uma noite mais digna para pessoas em situação de vulnerabilidade social, que transitam pelas ruas do Centro da capital.

A ação social executada pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania, distribuiu cerca de mil peças de roupas, agasalhos, calçados e cobertores. Ao todo, mais de 50 pessoas foram beneficiadas.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta que, com a redução da temperatura, nessa época do ano, a iniciativa acolhe a população mais vulnerável, com a contribuição somada aos demais serviços.

"Neste inverno, temos registro de temperaturas abaixo dos 20°, no período da noite. Então, principalmente as pessoas em situação de rua, e as que não estão em condições de comprar agasalhos e cobertores, têm a possibilidade de receber esses donativos, oriundos da população e de empresas", frisa Silvio. 

Após uma pausa ocasionada pela pandemia da covid-19, a ação retornou em 2022 ainda maior, com a colaboração de parceiros e de um número mais elevado de voluntários. Além da distribuição de vestuário e cobertores, nesta edição, foram ofertados diversos outros serviços como banho, corte de cabelo, distribuição de kits de higiene pessoal e bucal, e refeição.

O diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, enfatiza a importância da somação de forças entre todos os envolvidos.

"Nosso projeto foi iniciado em maio quando arrecadamos doações de agasalhos. A população contribuiu e tivemos o apoio fundamental das Lojas Riachuelo e Emanuelle, com a doação de roupas e o empréstimo de araras e cabides para a montagem de nosso espaço; da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Aracaju, que realizou a intermediação com essas lojas; do Sesi, que contribuiu com a doação de mais de 100 kits de higiene bucal, contendo escova, creme e fio dental; do Projeto Banho para Todos, que trouxe sua estrutura e disponibilizou um ambiente para que as pessoas pudessem fazer sua assepsia; além do corte de cabelo; e da Pastoral Povo da Rua, que proveu uma refeição quente numa noite fria. Nosso muito obrigado a todos os parceiros e aos guardiões que se envolveram direta e indiretamente na realização dessa importante ação social", enfatiza o diretor.