Com ações preventivas, Aracaju se mostra resiliente após três dias com incidência de chuva

Defesa Civil
17/08/2022 17h37

Com precipitações acima do esperado para o mês de agosto, Aracaju se mostrou resiliente durante os três dias consecutivos de chuvas, que incidiram sobre a capital, e não apresentou ocorrências graves.

Este resultado está atrelado às ações preventivas, de preparação e de mitigação, realizadas pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil, juntamente com os demais órgãos que integram o Comitê de Gerenciamento de Crise da gestão municipal.

Desde o domingo (14) até a terça-feira (16), choveu 121,9 milímetros (mm), quase 67% do total registrado no mês de agosto, que é de 182,3 mm. Segundo a Defesa Civil, ainda que os valores estejam acima da média histórica prevista para o mês, as situações atendidas durante a vigência dos alertas não geraram situações de maior gravidade, como explica o coordenador geral do órgão, Robson Rabelo. 

"Diante do volume que foi registrado, principalmente no domingo (14), o qual correspondeu a praticamente toda a média histórica do mês de agosto, a cidade se comportou de forma resiliente. Foram registradas, 22 ocorrências, desde a emissão do primeiro alerta, no sábado (13), todas prontamente atendidas", informa Rabelo.

Ainda segundo o coordenador, foram registrados pequenos deslizamentos de terras, quedas de árvores e colapso de uma cobertura, além de outras solicitações para avaliação de risco estrutural, porém "nenhuma ocorrência com gravidade, que tenha resultado em desabrigados ou desalojados. Foram ocorrências simples, frente ao nível de chuva registrado, que ocorreu de maneira bem distribuída contribuindo para a redução de impactos", indica.

De acordo com informações do serviço meteorológico do ClimAju, a previsão para os próximos três dias é de tempo nublado, sem possibilidade de chuva significativas, com indicação de aumento dos índices pluviométricos a partir do domingo (21).

"Seguimos monitorando, para adotar as medidas necessárias à redução de risco e atendimento à população", conclui Robson Rabelo.

Serviço emergencial 199

A população deve estar atenta aos sinais de deslizamento de terra, como inclinação de árvores e postes; surgimento de rachaduras ou afundamento do solo; evitar trafegar em vias alagadas ou parcialmente alagadas. Em caso de ventos fortes, evitar se abrigar embaixo de árvores ou painéis publicitários.

Para situação de emergência, a Defesa Civil de Aracaju disponibiliza o serviço 199, em funcionamento 24h, todos os dias da semana, para atendimento à população.