Apesar de chuvas intensas, Prefeitura mantém ritmo nos programas de tapa-buraco e recapeamento

Obras e Urbanização
18/08/2022 17h32

Nos últimos cinco anos, a Prefeitura de Aracaju tem aumentado, de modo progressivo, o empenho para manter em bom estado o pavimento nas ruas e avenidas da cidade, a partir de uma programação linear de recapeamento asfáltico e da operação tapa-buraco.

Mesmo com as dificuldades impostas pelas chuvas, que neste ano superou a média histórica de precipitações para o período de maior incidência, o serviço não foi interrompido, e a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) manteve esforços para que as intervenções continuassem chegando aos quatro cantos da capital.

Para o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, manter estes índices demonstra o foco e cautela da gestão municipal.

“No inverno nosso rendimento fica prejudicado, mas sempre mantivemos as equipes trabalhando, de modo muito cauteloso, verificando as solicitações da população, fazendo um balanceamento entre o que está na programação e o que é mais urgente. Quando se tem um buraco, normalmente, a profundidade chega até a base do asfalto, que geralmente é de piçarra. Quando entra a chuva, a base fica úmida, então, implantar o asfalto na camada dessa forma impede que ele dure porque, assim que secar, haverá um aumento da superfície, e isso ‘trinca’ toda a massa. Não é recomendável porque o trabalho vai ser perdido rapidamente", esclarece Ferrari. 

De janeiro a julho, já foram aplicadas mais de nove mil toneladas de asfalto através da operação tapa-buraco, totalizando cobertura de área superior a 136 mil m². De 2017 até aqui, o recorde da operação aconteceu em 2018, com uso de 22 mil toneladas de asfalto em uma área de mais de 333 mil m². Ano passado, foram utilizadas 15 mil toneladas para cobrir uma área de 238 mil m².

O trabalho é feito tanto por pedido da população, que pode solicitar através de canais de atendimento da Emurb, quanto pelo mapeamento da Diretoria de Operações por uma atividade de campo feita diariamente.

“Temos quatro equipes de tapa-buraco na cidade, prontas para executar a programação e atender as demandas urgentes. Passado o período de chuva, vamos intensificar ainda mais a operação, para ampliar a cobertura da programação na cidade e trazer mais conforto, comodidade e segurança para condutores e pedestres”, informa Ferrari. 

Recapeamento asfáltico

Outro serviço de fundamental importância para manter conservado o bom estado da malha viária da cidade é o programa de recapeamento asfáltico da Emurb. O trabalho consiste em identificar ruas e avenidas com pavimento comprometido, realizar a fresagem, que é a técnica que consiste na remoção da camada asfáltica antiga, e implantar o novo revestimento.

De 2017 até aqui, a Prefeitura vem aumentando o serviço. No primeiro ano do período, foram recapeadas vias que totalizaram uma extensão de 9,17 km, utilizando sete mil toneladas de asfalto. Em 2021, o número mais que triplicou: a gestão municipal encerrou o ano com a repavimentação de 28,34 km de vias, demandando 21,9 mil toneladas de asfalto.

Até julho deste ano, já foram recapeados mais de 21,34km de ruas e avenidas, com uso de 16,4 mil toneladas de asfalto.

“Todo ano, quando passa o período de chuva, que sacrifica um pouco a população, fazemos um trabalho de recuperação. Quanto mais aumenta o número de vias recapeadas, o problema de buracos diminui. Nas vias recapeadas, os buracos são causados muito mais por vazamento de água, que é algo que não podemos prever, do que problemas no pavimento. Então, será mais um serviço que trabalharemos de modo acelerado, para fechar o ano com um novo recorde de vias recapeadas e trazer mais qualidade de vida”, aponta Sérgio Ferrari.

O Cimento Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ) é produzido pela própria Emurb e passa por um rigoroso controle de qualidade. Ele é composto por areia, brita, pó de brita, o Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) e o dope, que é usado para dar aderência entre os materiais.

Na usina, a Diretoria de Operações trabalha com controle de índices de resistência, teor de CAP na massa, além do acompanhamento de parâmetros de qualidade em um laboratório anexo, para garantir que o asfalto siga o padrão nacional recomendado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Recentemente, a Prefeitura realizou a repavimentação na rua Delmiro Gouvêia , rua Urbano Neto, na avenida Santos Dumont, rua João Mota dos Santos, e avenida Dr. Edelzio Vieira de Melo.

Solicitação

Para solicitar a operação tapa-buraco e outros serviços da Emurb, o cidadão deve entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, através do telefone (79) 3179-1619. Além disso, o atendimento é disponibilizado pelo Instagram (@emurb_aju) e presencialmente na sede da empresa, situada na avenida Augusto Franco, nº3340, Ponto Novo.